sábado, 6 de dezembro de 2014

Guia para Viajar de Bicicleta - Cicloturismo

O Site Até onde deu pra ir de Bicicleta disponibilizou um manual com algumas dicas bem interessantes sobre o assunto, muita coisa é de conhecimento da galera, mas outras são novidades, vale a pena conferir, e o que eu achei mais interessante foram algumas rotas para cicloturismo.... vejam:

7 Roteiros Clássicos de Cicloturismo

ESTRADA REAL: O roteiro tem inúmeras variações, mas as principais delas são três: o Caminho dos Diamantes liga as cidades de Diamantina (MG) a Ouro Preto (MG), num total de 395km; no Caminho Velho, são 710km entre Ouro Preto e Paraty; e finalmente, o Caminho Novo com 515km liga a cidade de Ouro Preto (MG) ao Rio de Janeiro (RJ).
(http://www.institutoestradareal.com.br/)


CAMINHO DA FÉ: São 497km partindo de Águas da Prata (SP) até a cidade de Aparecida (SP). Desse total, cerca de 300km são percorridos atravessando a Serra da Mantiqueira com belas estradas e paisagens.
(http://caminhodafe.com.br/)


CAMINHO DA LUZ: é um roteiro feito por caminhantes, ciclistas e cavaleiros. Tem início na cidade de Tombos (MG), e termina quase 200km depois, no Pico da Bandeira. O percurso é sinalizado por setas e placas indicativas.
(http://caminhodaluz.org.br/)


CAMINHO DO SOL: o roteiro tem 241km, saindo da cidade de Santana do Parnaíba (SP) e terminado em Águas de São Pedro (SP)
(http://www.caminhodosol.org/)


CIRCUITO DE CICLOTURISMO VALE EUROPEU: Roteiro feito especialmente para ser percorrido de bicicleta. São 300km por estradas de terra em Santa Catarina, iniciando e terminando na cidade de Timbó (30km de Blumenau)
(http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/)


CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS: Um circuito de 250km de estradas de terra na região de São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho (SC). O percurso é totalmente sinalizado
(http://circuitodasaraucarias.com.br/)


CIRCUITO DE CICLOTURISMO COSTA VERDE E MAR: Mais um circuito de cicloturismo no Estado de Santa Catarina. São 270 quilômetros sinalizados por estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas; O circuito passa por 10 cidades, sendo 7 delas no litoral: Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo; e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luís Alves.
(http://costaverdemar.com.br/cicloturismo/)


**VANTAGENS DOS ROTEIROS CLÁSSICOS**
Os roteiros clássicos já foram feitos por muitos cicloturistas. Além das belas paisagens, estão bem mapeados, sinalizados, e geralmente possuem estrutura turística acostumada a receber viajantes de bicicleta.

Confira mais dicas clicando no site lá em cima.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Relato Prudentópolis - 21 a 23/11/2014

É a quinta vez que fui pedalar na região de Prudentópolis (2008, 2011, 2012, 2013, 2014), e cada vez é uma descoberta diferente, com um super visual e ótima altimetria. Quem nunca foi para lá, indico, vá, pois vale a pena.

Este pedal foi organizado pelo Marcos da Rodalivre, de Curitiba, e eu fui girar com eles, porém, o pedal da galera era somente no sábado e domingo, eu quis aumentar um pouco mais, então comecei na sexta.

Primeiro dia: Saí de Prudentópolis sentido Guarapuava, asfalto em geral, mas 25 km da serra na terra, digo, pedras.... Era 13:40 da tarde,  pra começar bem, subida... Peguei a rodovia, e 22 km por ela até chegar na entrada a esquerda, e, Pedras, aos montes.




Pra resumir, foram 25 km em 2,5 horas e uma subida que partiu de 780 m e chegou a 1242 m.... média de 10 km/h, terrível... mas o terreno não é nenhum pouco fácil, subida, diversas pedras, piso liso, molhado, um pouco de barro, alguns cachorros, cavalos loucos (tive que desviar bem de um pra não criar problemas com ele), obstáculos na pista, garoa, mas um visual fantástico, onde a MTB é muito bem vinda.









Depois de tudo isso, cheguei na PF na 277 as 17:30. Fiz uma parada rápida pra comer um pouco e beber, e seguir mais 29 km até Guarapuava, com média de 22, bem melhor que a anterior. E por incrível que pareça, cheguei mais rápido que a galera de Curitiba que vinha de van, hehehehe.


Distância:76.54 km
Tempo:4:48:11
Veloc. Média:15.9 km/h
Ganho de elevação:1,520 m
Calorias:2,869 C
Temperatura Méd.:24.0 °C

Segundo dia: Largamos de Guarapuava, com o grupo Monster e o equipe Roda Livre (Marcos e Bill). Primeiro trecho de asfalto, e com um bom movimento de veículos na estrada, como ela é estreita, sempre é bom ter muito cuidado, principalmente nas curvas em descida, que não eram poucas....

A galera estava animada, e eu nem tentava acompanhar o pelotão, ficava sempre da metade pra trás. Pegamos um clima muito bom, nublado em todo o trecho, e quem conhece o trajeto, sabe que isso dá uma boa diferença.

Depois dos 50 km, chegamos no Parque Municipal São Francisco da Esperança, e já reservamos nosso almoço. Enquanto ele não ficava pronto, seguimos com as magrelas lá pra baixo, e o Salto São Francisco (196 m) estava fantástico como sempre. Seguimos um pouco mais pra cima e a galera se deliciou naquela cachoeira.









Voltamos pela outra trilha, e seguimos pro almoço, que sempre é muito bom. Depois do descanso, pegamos as bikes e voltamos para as pedras. Este trecho da serra é como no dia anterior, minado de pedras, mas bem melhor de se pedalar.





Neste trecho, fiquei com a galera do fundão, só nas fotos e curtindo o trecho. Quando chegamos no início da descida, falei pra galera e pro nosso motorista que a pirambeira iria começar, os dois largaram e eu fui logo atrás... lá pela quinta curva, encontrei uma garrafinha no meio da estrada, peguei e esperei nossa van chegar. Depois, mais descida, e não via mais ninguém na frente. Todos estavam esperando na ponte, lá em baixo. Reunimos a galera e seguimos novamente, fui bem de boa atrás novamente, sem forcar quase nada, pois já tinha pedalado no dia anterior, que queria terminar bem o giro. Em uma das subidas, esperei a dupla chegar, e com isso, percebi que dava pra ver muito bem o Salto Gêmeos, mesmo nublado, o visual era ótimo.



Galera reunida, fotos, e mais pedal. Seguimos até o inicio do asfalto, onde a galera estava esperando por nós a uns 40 minutos, hehehehe. Peguei um refrigerante e acabamos com ele bem rápido.... naquela calcada do barzinho houve até um banho de balde. No asfalto, decidi forçar, e fui bem com a galera. Em cada subida que tinha, falava pra eles o tamanho da subida, pois estava tudo no GPS, daí eu também não me queimava a toa.... segui com eles até a penúltima subida, daí não deu mais, mas mesmo assim consegui o quinto lugar..... eram 13 no total.... Daí, seguimos para o hotel, e depois de um descanso, Pizza.......

Distância:102.09 km
Tempo:5:51:45
Veloc. Média:17.4 km/h
Ganho de elevação:1,775 m
Calorias:3,309 C
Temperatura Méd.:22.0 °C

Terceiro dia: Partimos no asfalto novamente, e saímos na frente eu e o Vinícios, enquanto a galera ajeitava uma bike. Pra que forcar né, seguimos de boa até o final do asfalto, os 14 km com média de 20 km/h. Paramos no trevo, e a galera veio chegando aos poucos.




Mais 14 km e chegamos no Mlot (110 m) e São Sebastião (126 m), deixamos as magrelas por lá, e seguimos a trilha rumo a cachoeira. O Bill ficou lá por cima fazendo um tour nos mirantes e na gruta. A trilha é sempre desafiadora, e necessita de um esforço um pouco maior pra conquistar o banho na cachoeira.









Depois do refresco, subimos a trilha novamente e partimos para o Recanto Perehouski. Saí antes das cachoeiras, para que a galera do pelotão não passe reto na entrada do recanto, e lá fui eu.... Parei lá em baixo pra esperar eles, e a galera veio chutada, com velocidade de até 78 km/h, coisa de loucos mesmo, e as fotos, bem difíceis de tirar, a melhor foi a do Bill mesmo, e veja o detalhe da corrente dele, e imagine quantos nós foram dados, hehehehe.


No recanto, partimos direto pro almoço, e depois fizemos um tour no local, onde a galera aproveitou pra tomar mais um banho na ultima cachoeira, onde já divide o parque com o Corvo.






Depois de toda a recreação, voltamos para as bikes, voltando o mesmo trecho até o início do asfalto, mas de lá entramos a esquerda, na terra, e seguimos mais um bom trecho, estradas simples, terra batida, muito verde e animais na pista, além do que estavam pedalando.... também fiquei com a galera do fundão, e lá pelas tantas, dois entraram na van, e eu continuei no giro. Chegamos no recanto Cassiano, e para minha decepção, tudo muito abandonado, principalmente depois da ultima chuva, que a água passou por cima daquela ilha onde tinham os banheiros e a lanchonete.... tinha muita gente por lá curtindo o rio, e o somzão tocando forte. Apenas me refresquei um pouco, me despedi da galera e segui o rumo da bike, para pegar o carro em Prudentópolis. A galera guardaram as bikes na van e partiram pro banho no rio, levando a caixa térmica, hehehehe.

E eu fui os ultimos 15 km de bike, já cansado, mas querendo terminar o trajeto.... a concentração foi tanta, que passei batido pelo mirando do São João, e aquele trecho cansa bastante, pois eram várias subidas e descidas fortes. Em uma descida, soltei e fui com tudo, tinha um ponte lá em baixo, mas de longe não tinha problema, problema teve quando eu cheguei perto, e percebi que tinha quase um degrau de diferença de altura pra sair da ponte... imagina isso a uns 40 km/h... só segurei o guidão, a suspensão foi no máximo, meus dois pés se soltaram da sapatilha, e fiquei sambando em cima do banco... ah, e quase atropelei uma senhora que estava na lateral... foi muita sorte não ter ido pro chão naquele trecho.... depois do susto, percebi que minha suspensão não travava mais, e fui mais tranquilo ainda.... Daí foi só chegar no asfalto e entrar para a cidade. Durante este trecho, a galera da Roda Livre não passou por mim, em conversa com o Marcos, eles passaram pela cidade uns 15 minutos depois que eu entrei nela... E assim acaba o terceiro dia de pedal na Terra das Cachoeiras Gigantes.

Distância:83.01 km
Tempo:4:57:16
Veloc. Média:16.8 km/h
Ganho de elevação:1,472 m
Calorias:2,985 C
Temperatura Méd.:30.5 °C

Foram 3 dias de um bom pedal na região, e me convidarem, vou novamente, pois é um dos melhores
locais pra se pedalar e ter um ótimo contato com a natureza. Segue abaixo o acumulado nos 3 dias.

Distância:261,64 km
Tempo:15:37:12
Veloc. Média:16.77 km/h
Ganho de elevação:4,776 m
Calorias:9,163 C


Um abraço e até a próxima...