terça-feira, 21 de outubro de 2014

Brasil Ride 2014 - Day 2

Uma das etapas mais fortes foi a de ontem, com 147 km e 3355m de subida acumulada.

A dupla Luis Leão Pinto / Matthias Leisling conseguiu chegar quase 20 minutos antes da segunda dupla Tiago Ferreira / Periklis Ilias e da terceira com Henrique da Silva Avancini / Sherman Trezza de Paiva. O tempo da prova foi de 6:22:22.

Nossa equipe do Cascavel Bikers não conseguiu finalizar no tempo limite, mas junto com eles, mais umas 50 equipes.... é, o calor não estava fácil não....

COMUNICADO IMPORTANTE: A organização da prova e a UCI decidiram que os atletas cortados ontem CONTINUAM na competição, recebendo uma punição de 5 horas em cima do tempo do último atleta a cruzar a linha de chegada. A decisão de "fair play" é em virtude das condições climáticas severas que causaram tantas desistências.

Gustavo Vieira
"Estamos bem, só uns ralados do primeiro dia eu e o Maninho..... Dureza é pouco, 48 graus, tempo seco e falta de água, foda demais.... Infernal, single tracks muito dificeis, pedras inclinadas pra baixo e pra cima, muitos lugares que tivemos que empurrar"

Henrique Avancini:
"Hoje não foi dia de pensar em resultado, de fazer mil táticas, de realizar ataques. Hoje foi dia de simplesmente sobreviver. Já fiz muitas corridas duras, mas essa etapa foi realmente pesada.

O ritmo no começo foi surreal. Eu não estava acreditando no pace que estavam impondo nos primeiros 30km. O português Luis Pinto (que faz dupla com o alemão Mathias Leisling), e o seu compatriota Tiago Ferreira (que faz dupla com o grego Periklis Ilias) colocaram um ritmo constante e absurdamente forte. Não houve ataques, o pelotão simplesmente foi sendo selecionado e reduzido.

Por volta do km45 em uma subida dura, ficamos com mais 3 duplas. A largada foi as 6:00 da manhã e as 7:30 já estava muito quente. Estávamos muito no limite e voltamos para o segundo grupo, com outras 4 duplas, que incluía os atuais lideres (TREK) e os segundos da geral (Betch.Nl/Brentjens), que foram os primeiros a atacar o segundo grupo e seguiram sozinhos.

Com metade da quilometragem o dia começou a ficar muito quente, e a parte dura ainda estava por vir. Aos poucos fomos crescendo na prova, mas em ritmo de sobrevivência.

Chegamos na trilha do Vietnam, um trecho que ajuda muito tanto a mim quanto ao Sherman, e assim fomos ganhando terreno. Saímos do Vietnam e éramos a quinta dupla e vimos a terceira e quarta duplas.

O normal seria atravessar o rio no final da trilha em duas passadas, mas estava tão quente que falei pro Sherman pra darmos uma refrescada no rio. Deitamos no rio, que estava raso e rolamos na agua que nem porco no chiqueiro. Foram 10 segundos que fizeram uma baita diferença. Mais algumas partes duras, até chegar na última serra do dia do km128 ao 138km. Um lugar seco e muito quente. O desnível é grande e a sensação é que quanto mais alto, mais quente fica. Nessa serra estávamos mal, mal mesmo e pra ter uma ideia do sofrimento da etapa, largamos a dupla da Ghost e da Betch.Nl, que estavam piores ainda.

Eu e Sherman subimos lado a lado na serra, e isso foi como dizer um ao outro “to contigo parceiro” durante toda subida... Foi realmente uma prova para expandir os limites e mudar os conceitos. No final da serra avistamos a dupla do Tiago e Periklis. Faltavam 6km pro final. Estava um vento contra forte e consegui ditar o ritmo até a chegada. Vim andando forte e realmente usei as últimas forças.

Chegamos a 10 segundos deles, cruzando na terceira colocação.
Mathias e Luis Pinto venceram a etapa e assumiram a liderança(com grande vantagem) e com o resultado de hoje subimos para a segunda colocação geral.

Ainda faltam 5 longos dias, e não sei o que eu e Sherman teremos capacidade de fazer, mas hoje fiquei orgulhoso e feliz com a nossa parceria. Fizemos um baita resultado na etapa que mais favoreces os atletas especialistas em maratonas e isso foi uma grande superação. Amanhã XCO.

Teoricamente o melhor dia para nós. Deus queira que eu me recupere até amanhã. Aproveito para dar meus sinceros parabéns aos atletas que simplesmente completaram a etapa dentro do tempo limite. 

Antes da competição disse em uma entrevista, que a Brasil Ride é a única competição que minha preocupação não é só o resultado, mas principalmente a fato de superar e viver a competição. Quem fez a etapa hoje entende bem do que estou falando..."


Weimar Pettengill:
"Nunca vi nada parecido. Pegamos temperatura de 52 graus quase o dia inteiro. Quando caiu para 45, voamos.

Mais ou menos. A bike do Henrique cuspiu fora a pastilha do freio traseiro com 20km rodados. Só conseguimos reparo no km 70. Down hill sem freio traseiro. O cara se superou! Tirei o capacete pra ele.

Mais de 100 pessoas não completaram a etapa. Passamos por cenas de guerra.

Mas a galinha preta no cruzamento fez sua parte: excomunguei o segundo dia depois de 5 anos. O que não me mata, me deixa mais forte.
Pau de dá em doido né mole não.
Amanhã tem mais!"

Luli Cox :
"Entramos no Vietnam, trecho da competição de 12 k de trilhas em sua maioria das vezes intransponíveis. Sua entrada fica mais ou menos no quilometro 100. Ali no campo de batalha encontramos vários soldados extendidos no chão. O quadro foi ficando assustador; atletas desidratados, deitados no chão, e isso não era apenas o estado dos atletas do fundo; os atletas de ponta também passaram mal e tiveram baixas. O caso ali não era de não passar mal, era de quem conseguisse lidar melhor com o sofrimento insano."

Classificação
Class Num Nome Overral D2 País Equipe
1 35 Luis Leao Pinto/ Matthias Leisling 06:22:22,834 Portugal/Alemanha REI LEaO
2 2 Tiago Ferreira/Periklis ilias 06:41:15,925 Portugal/Grecia PROTEK TEAM
3 1 Henrique da Silva Avancini/Sherman Trezza de Paiva 06:41:35,592 Brasil/Brasil CALOI ELITE TEAM
4 5 Martin Horak/Michal Kanera 06:46:23,666 Czech Republic/Czech Republic GHOST-RUBENA RACING
5 6 Hugo Prado Neto/Lukas Kaufmann 06:51:03,600 Brazil/Switzerland FOCUS OCE RACING TEAM
6 4 Hans Becking/Jiri Novak 06:59:08,323 Netherlands/Czech Republic SUPERIOR-BRENTJENS MOUNTAIN BIKE RACING TEAM
7 15 Alexandre Arthur Sousa/Anilton Marques Rocha 07:00:56,562 Brasil/Brasil CHAPADA DIAMANTINA
8 12 Daniel Gathof/Jochen Weisenseel 07:01:18,567 Alemanha/Alemanha CRAFT - ROCKY MOUNTAIN
9 19 Valerio Ferreira/Marco Fernandes 07:01:49,424 Portugal/Portugal ALGARVE BIKE CHALLENGE TEAM BCF/BTT LOULe BPI
10 14 Raphael Mesquita Mendes/ Halysson H. Ferreira 07:05:43,334 Brasil/Brasil JC BIKES I


Veja como será a etapa.....

3a Etapa

Data: 21 de outubro, 2014 largada as 10h00 - circuito cross country
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de Contas
Distância: Volta com 6,9km, sendo 5 voltas no total 34,5 km
Total de subidas: Volta com 205 m de ascensão, sendo 5 voltas no total 1.205 m acumulado de ascensão



Fontes: Brasil RidePra quem PedalaLuli Cox

Nenhum comentário: