domingo, 15 de junho de 2014

Alpen Tour Trophy 4ª etapa - 2014

Alpentour Trophy concluído! 


Foto: Hoje arrumei um bom parceiro para o aquecimento pré-prova!rsrsrs


A competição foi dura, bem mais do que eu esperava. Mas gostei de competir nesse evento que já é bem tradicional na Europa e tem um peso enorme no calendário internacional.
Hoje a 4ª etapa ocorreu bem e consegui ter um bom rendimento.

Depois do erro na etapa de ontem, seria difícil subir na classificação geral, então pensei o que eu poderia fazer na etapa para tentar um bom resultado na classificação do dia.

A etapa teve 56km e 2000m de ascensão acumulada.

Os primeiros 24km eram mais rolados (comparado ao normal do Alpentour) e depois do ponto de apoio teríamos a única montanha realmente grande do dia...Sabia que essa subida seria muito longa. Acho que foram uns 45min de subida constante, com um desnível de cerca de 1100m.

Subir essas serras com os especialistas em maratona é muito difícil pra qualquer piloto de XCO, sendo assim tentei fazer alguma coisa inteligente na etapa. Quando faltavam uns 5km pro ponto de apoio eu ataquei.

Sabia que nesta parte eu poderia abrir dos caras e que com certeza eu seria alcançado na serra, mas quanto mais eu conseguisse subir antes de ser alcançado, maiores seriam as chances de suportar o ritmo dos líderes, e se eu virasse a serra junto com os ponteiros, ai daria pra pensar na etapa, pois teria “só” mais uma subida de uns 15’ e o resto de descidas, sendo o final bem técnico.

Ataquei e consegui abrir seguindo sozinho. O pelotão começou a se quebrar atrás e quando saímos no asfalto onde era o ponto de apoio, eu tinha uma vantagem de uns 10 segundos pro primeiro grupo e mais uns 10 segundos pro segundo grupo onde estavam os líderes da classificação geral.

Acho que foi uma boa estratégia e só não deu tão certo, porque o pelotão se partiu em dois e alguns atletas que brigavam pela geral ficaram no primeiro grupo que me perseguia então eles forçaram e o grupo dos líderes(2° grupo) também continuou forçando.

Como era um trecho plano antes da subida decisiva do dia, se eles estivessem todos juntos com certeza o ritmo cairia nessa parte plana antes da subida...e eu conseguiria alguma vantagem nessa parte.

Fui alcançado logo no começo da subida. Não deu certo, mas foi uma boa tentativae fiz minha parte em animar a corrida : )

Na serra começamos em um pelotão de uns 12 e depois ficamos em 9. Depois de um bom tempo subindo eu estava suportando o ritmo, mas sofrendo. Até que o Lukas Bucli (suíço com quem eu errei o caminho ontem) atacou e foi abrindo sozinho...Nessa hora não consegui reagir com o pelotão e sobrei com mais um atleta...

Já que as chances de vencer ou fazer um pódio na etapa ficaram remotas, na parte final eu administrei para concluir bem a etapa, sem quebras ou quedas, e assim não prejudicar ainda mais o resultado geral. Fechei em 8º na etapa e 10º na classificação geral.

Poderia ter sido melhor, mas correndo com os maratonistas de primeira linha, acho que foi um bom resultado e valeu os pontos UCI, que custaram caro pras pernas.

Agora fazer as malas e voltar pro Brasil...

Nenhum comentário: