domingo, 23 de junho de 2013

Arena PE terá 500 vagas para ciclistas, mas ativistas pedem mais avanços

Dois participantes da Bicicletada Recife, ato de protesto e de defesa do uso da bicicleta que acontece mensalmente na capital pernambucana, estiveram na manifestação que paralisou o Recife durante a última quinta-feira levando cartazes que defendiam o uso do modal. Informados sobre a instalação de 100 vagas para bicicletas já para a partida deste domingo na Arena Pernambuco entre Uruguai e Taiti, pelaCopa das Confederações, o publicitário Fernando Lima e o biólogo Lucio Flausino se surpreenderam com o tamanho do equipamento - que segundo a gerente da Secretaria Extraordinária da Copa, Maria Eduarda Campos, terá quase 500 vagas quando estiver 100% pronto.

Através de evento criado por ciclistas que vão pedalar até a Arena Pernambuco deste domingo, às 16h, Fernando diz que é estranho o número de vagas, já que o estádio foi construído em uma área pouco habitada. O Governo do Estado argumenta que, além de servir para as pessoas que vêm do Recife, cidade que fica cerca de 20 km da sede pernambucana da Copa das Confederações, o bicicletário também abrirá a possibilidade para os moradores de São Lourenço da Mata, Camaragibe e da comunidade de Cosme e Damião assistirem aos jogos sem gastar com passagens de ônibus ou estacionamento/combustível.
O secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, lembra também que mais de uma centena de cicilistas pediram autorização e fizeram questão de visitar o estádio antes mesmo da inauguração da obra com a partida Náutico x Sporting Lisboa.
A Arena Pernambuco será utilizada pelo Náutico pelos próximos 30 anos. E já deve hospedar uma partida da Série A no próximo dia 7 de julho, quando os alvirrubros recebem aPonte Preta. Será o primeiro jogo do time pernambucano após a despedida do Estádio dos Aflitos, que marcou história e deve dar lugar a mais um grande empreendimento imobiliário na zona norte do Recife.
Namorado do publicitário, Lucio Flausino acredita que mais importante do que a instalação do bicicletário no estádio seria investir em locais seguros para se deixar as bicicletas nas proximidades das principais estações de metrô. Na Região Metropolitana do Recife, apenas três terminais integrados de passageiros contam com esse equipamento: Tancredo Neves, Aeroporto (ambos na zona sul da capital) e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.
Mesmo assim, pouca gente sabe da existência desses três bicicletários. Durante a Copa das Confederações, até um representante do metrô chegou a afirmar que não há local para deixar bicicletas nas estações, esquecendo que desses três terminais é possível caminhar poucos metros e passar do modal de propulsão humana para os trens da Linha Sul do metrô. Questionado pela reportagem do Terra sobre o bicicletário da Arena Pernambuco, o secretário Danilo Cabral chegou a admitir que não sabia da existência do projeto, durante entrevista para avaliar a realização de uma das partidas do torneio preparatório para o Mundial de 2014.
Criador do projeto Ciclovias na Cidade (do Governo de Pernambuco) e doutorando em Engenharia, pela UFPE, Marcelo Bione, tem como tema geral a mobilidade através da bicicleta. Falando sobre projetos recentemente implantados no Recife, ele explica: “tem que se começar a se construir um discurso em função da cultura da bicicleta e não se pode dizer que um equipamento existe se ainda não foi feita sua divulgação”.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: