quarta-feira, 3 de abril de 2013

7 dicas para preparar a sua viagem de bike


Confira a lista de recomendações dos fundadores do Clube de Cicloturismo do Brasil para quem vai viajar em duas rodas

Eliana Garcia, fundadora do Clube de Cicloturismo do Brasil, e sua bicicleta
Eliana Garcia, uma das fundadoras do Clube de Cicloturismo do Brasil, e sua bicicleta equipada para a viagem
Se a ideia é fazer uma viagem de bicicleta, não basta ter disposição e sair pedalando. Para praticar ocicloturismo com segurança e conforto, é preciso ter alguns cuidados, alertam Eliana Garcia e Rodrigo Telles, fundadores do Clube de Cicloturismo no Brasil, que já tem 17 mil associados.
Eliana e Telles organizam palestras, eventos e viagens de bike. Durante a Adventure Sports Fair 2012 o casal ministrou a oficina de aventura "Como realizar uma aventura de bicicleta". Veja a seguir as recomendações dos especialistas:
1 - Escolha uma bicicleta versátil
Existem bicicletas desenvolvidas para o cicloturismo na Europa, mas são mais adequadas para andar no asfalto. No Brasil, a mountain bike é uma ótima opção para ser adaptada (Veja 5 dicas para começar a viajar de bicicleta). Ela é resistente, possui peças de fácil reposição e anda muito bem no asfalto e em estradas de terra.
2- Distribua a bagagem pela bicicleta
O equilíbrio é fundamental para pedalar. Não coloque toda a carga em cima do bagageiro para não sobrecarregar a roda traseira. Alforjes distribuem o peso e ajudam a deixar a bike mais estável. No caso de viagens mais longas, com muita bagagem para transportar, é recomendável instalar alforjes dianteiros. Além de ter mais espaço você evita que a bicicleta empine em uma subida. “Não use mochila enquanto estiver pedalando. Além de ser desconfortável forçam as costas, os ombros e as mãos”, alerta Eliana
3 - Faça uma revisão antes de viajar
Passe na bicicletaria para ver se está tudo certo com a “magrela”. “Informe-se sobre a qualidade dos componentes que sua bicicleta possui. Se ela estiver equipada com peças simples e frágeis, pode ser que elas te deem um pouco de dor de cabeça no caminho”, diz Eliana. Aproveite a visita para aprender sobre mecânica básica da bike, se ela quebrar em algum local longe da civilização, você precisa ser capaz de consertá-la. Não esqueça de levar um kit de ferramentas e um kit de remendo para a viagem.
4 -Conheça os seus limites
Esteja preparado fisicamente e psicologicamente para a viagem que deseja realizar. “Muitas pessoas partem logo para uma jornada muito longa e enfrentam tantos problemas que acabam se decepcionado”, diz Eliana. Ela recomenda a quem não está habituado a pedalar que comece com saídas curtas para testar o condicionamento e se familiarizar com os problemas que podem acontecer. Caminhadas e corridas são ótimos exercícios para aumentar o fôlego e complementam as pedaladas. Lembre-se que seu esforço será maior numa viagem, pois você estará carregando a sua bagagem.
Rodrigo Telles, um dos fundadores do Clube de Cicloturismo do Brasil, em uma de suas viagens de bicicleta
5 - Faça um curso de primeiros socorros
No caso de acidentes é importante saber o que fazer e o que não fazer. Sempre use capacete e óculos de proteção (evita que insetos e pequenas pedras machuquem os olhos). Luvas protegem as mão nos casos de queda. Não se esqueça que a bicicleta é considera um veículo pelo Código Brasileiro de Trânsito e deve ter todos os equipamentos obrigatórios: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios na bicicleta
6 - Faça viagens de treinamento
Segundo Eliana, viagens pequenas são a melhor oportunidade para se experimentar a sensação de uma viagem maior. O intuito é descobrir se você gosta de viajar de bicicleta. Planejar um roteiro de cicloturismo de um mês e, logo no início, descobrir que você preferia estar de carro seria muito frustrante.
7 - Estude o seu roteiro antes da viagem
Fale com ciclistas que já tenham passado pelo lugar que você deseja conhecer e pegue todas as dicas. Olhe mapas de relevo da região para saber se você conseguirá fazer o percurso. Use ônibus para chegar ao local que pretende visitar, assim você evita o perigo das estradas movimentadas e não perde tempo cruzando grandes trechos sem atrativos. Procure por pontos de apoio (locais para acampar, pousadas e hotéis) e postos de abastecimento (mercados e supermercados) e verifique se a distância entre eles pode ser cumprida em um dia de viagem. “Apesar das dificuldades você tem que se divertir”, afirma Telles.
LEIA MAIS:
Pedala, SP, pedala - reportagem da edição de abril de 2012 da revista Viagem e Turismo
Epifanias de um domingo - reportagem da edição de outubro de 2011 da revista Viagem e Turismo
Programa de paulista - reportagem da edição de abril de 2011 da revista Viagem e Turismo
Fonte: Viaje Aqui

Nenhum comentário: