domingo, 3 de março de 2013

No sprint final, Cristian Egidio fatura a Copa da República de ciclismo em SP


Com trabalho impecável, a equipe Dataro de Cascavel dita o ritmo da prova do início ao fim, se revezando na liderança. Chamorro fica em 2º e Simon completa pódio


Equipe da Dataro que disputou a Copa da República de Ciclismo. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
FotoCom uma boa arrancada no sprint final, Cristian Egidio deixou os adversários para trás
conquistou o título inédito na 11ª edição da Copa da República. O atleta da equipe de Cascavel (PR) foi o mais rápido dos 2,5km pelas ruas e avenidas da cidade de São Paulo, com tempo de 44h34s360. Os paranaenses ditaram o ritmo da prova do início ao fim, se revezando na liderança até os últimos metros.
A equipe conseguiu se destacar, fizemos um trabalho excelente, sem nenhum erro. Foi perfeito. Hoje é dia de comemorar"
Cristian Egídio
Após levar o tri na Copa América, o argentino Francisco Chamorro, de São José dos Campos (SP), protagonizou uma disputa acirrada na reta final, mas cruzou a linha de chegada em segundo lugar, cravando 44m34s573. O compatriota Edgardo Simon (44m34s721), de Sorocaba (SP), completou o pódio. O percurso rápido e curto, de curvas a 90º, exigiu técnica e estratégia para os cerca de 120 ciclistas que disputaram a corrida, uma das principais do calendário nacional.
- A equipe conseguiu se destacar, fizemos um trabalho excelente, sem nenhum erro. Foi perfeito. Hoje é dia de comemorar com a equipe - contou Cristian, natural de Paravanaí (PR). O ciclista, que deu os primeiros passos na carreira no mountain bike, é conhecido como "Gordinho" entre companheiros de profissão.
No feminino, Valquíria Pardial, um dos destaques de São José, levou a melhor, com a marca de 25m30s498. Gimena Stocco (25m30s528), de Ribeirão Preto, ficou em segundo lugar, e Luciene Ferreira (25m30s589), que também atua por São José, terminou em terceiro.
Pódio masculino Copa da República de ciclismo em São Paulo (Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)Pódio masculino na 11ª edição da Copa da República (Foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação)
A equipe masculina de Cascavel se manteve na ponta desde o início do circuito. Campeão do Tour do Rio pela equipe de Sorocaba, o velocista Kléber Ramos da Silva, de Cascavel, inverteu os papéis. Ao invés de guardar as anergias para o sprint final, sua especialidade, o paraibano atuou na função de passista, controlando o ritmo da prova, surpreendendo os rivais. O sprintista se arriscou na fuga (quando um atleta abre vantagem sobre o resto do pelotão) e acelerou, sem diminuir a velocidade. São José dos Campos e Sorocaba se recuperaram e diminuíram a diferença, se aproveitando do desgaste físico de Kléber, que precisou romper o vácuo sozinho.
O pelotão conseguiu alcançar o paraibano e a disputa seguiu acirrada até os últimos metros. O grupo de ciclistas ficou compacto, e o vencedor foi definido no detalhe. Com um trabalho de equipe impecável, paranaenses se revezaram nas primeiras posições, furando a resistência do ar. Cristian, que já havia liderado no início, acelerou para levar a vitória.
Após uma década de competição, alguns nomes se tornaram destaque na tradicional corrida, realizada pela primeira vez na capital paulista. São dois tricampeões, Rodrigo "Morcegão"de Brito, em 2002, 2003 e 2005, e Francisco Chamorro, em 2007, 2010 e 2011; um bicampeão, Nilceu "The Flash" Santos, em 2007 e 2009; e outros vencedores, Renato Ruiz, em 2004, e Roberto Pinho da Silva, em 2008.
Confira os campeões de todas as edições:
2002 - Rio de Janeiro - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2003 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Clemilda Fernandes
2004 - Brasília (DF) - Renato Ruiz e Janildes Fernandes
2005 - Brasília (DF) - Rodrigo "Morcegão" de Brito e Uênia Fernandes
2007 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro
2007 - Belo Horizonte (MG) - Nilceu Aparecido Santos e Márcia Fernandes (BH)
2008 - Rio de Janeiro - Roberto Pinho da Silva e Janildes Fernandes
2009 - Brasília (DF) - Nilceu Aparecido Santos e Luciene Ferreira
2010 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro e Janildes Fernandes
2011 - Brasília (DF) - Francisco Chamorro e Fernanda da Silva Souza
2013 - São Paulo (SP) - Cristian Egídio e Valquíria Pardial
Fonte: GloboEsporte

Nenhum comentário: