quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sou + Bike - RPC

Contribuir para uma cidade mais humana, com pessoas mais felizes, saudáveis e bem dispostas, por meio do uso da bicicleta. Foi com esse objetivo que nasceu a campanha Sou + Bike.

Este é o lema da campanha.... no mesmo site, encontrei um link sobre derrubando desculpas para não pedalar...

Não é raro encontrar pessoas que têm uma lista de desculpas na ponta da língua para justificar porque não usam a bicicleta. Todos têm o direito de tomar as próprias decisões, mas, para mostrar que é possível observar as situações por outros pontos de vista, o Sou + Bike reuniu algumas soluções para os problemas mais recorrentes.
Suor
É o campeão dos problemas. Afinal, ninguém quer chegar ao trabalho ou local de estudo todo suado e cheirando mal, não é mesmo? Mas acredite, mesmo para quem não dispõe de vestiário e chuveiro para um banho completo depois da pedalada, há solução.
O primeiro passo é a organização. O caminho para o trabalho não é uma pista de corrida. Portanto, você não precisa ir rápido demais, para realmente suar em excesso. Ao contrário: o trajeto de bicicleta tem tudo para ser um passeio tranquilo e prazeroso. Para isso, basta você se preparar para sair de casa num horário adequado para uma pedalada em ritmo leve até o seu destino.
Pedalando devagar você vai suar bem menos e vai se refrigerando com o próprio ventinho que bate no corpo. Assim você não chega suado demais e talvez sue até menos do que alguém que tenha feito o trajeto apertado em um ônibus lotado.
Outra dica para suar menos é utilizar o bagageiro para carregar bolsas, em vez de levar uma mochila nas costas. Na bolsa, leve sempre uma toalha e um desodorante (e perfume, se quiser) para “dar um trato”, quando chegar. Se necessário, você pode fazer uma limpeza rápida em partes mais “críticas”, como as axilas, usando lenços umedecidos.
Roupas
Não há grandes restrições sobre a roupa que você pode usar para pedalar. Gustavo Carvalho, dono de uma agência de turismo especializada em trajetos para bicicleta e músico, garante que é perfeitamente possível pedalar com roupa social. “Eu vou para a orquestra com camisa e calça sociais e sapato, numa boa. O terno não é muito confortável, então, se você precisa usar, é melhor deixar no locar de trabalho. Para as mulheres também não há problemas: dá para pedalar até de salto alto!”, garante.
Se você sente mais confortável com roupas mais esportivas, sempre há opção de levar uma troca de roupa para o trabalho. Quem transpira muito normalmente,  pode escolher uma camisa dryfit (tecido respirável) e deve evitar tecidos mais pesados, como o algodão.
E se chover?
Quando cai uma tempestade, em geral, não há muito o que fazer, e a bike realmente não é a melhor opção. Mas para situações de “emergência”, como quando começa aquela chuva mais leve, bem no meio do seu caminho, algumas dicas podem ajudar bastante. Providencie uma capa ou sacola de plástico para proteger o celular e outros equipamentos eletrônicos da água. Levar uma capa de chuva em dias nublados também é uma boa alternativa.
O medo do trânsito é outro problema citado por quem ainda não entrou no “mundo da bike”. É normal não ter muita segurança no começo, mas é possível superar esse temor inicial tomando conhecimento dos direitos e deveres do ciclista e adotando uma postura correta ao pedalar na rua. Confira as dicas de segurança do Sou + Bike.
Cansaço
Seu problema é achar que vai ficar cansado de mais? Pois saiba que o efeito da bike no seu corpo vai ser exatamente o oposto: quanto mais pedalar, mais bem disposto e mais saudável você vai ficar. No começo é mais difícil, pela falta de hábito, mas é só vencer essa dificuldade inicial para sentir a pedalada ficar agradável e os benefícios à saúde aparecerem.



Nenhum comentário: