domingo, 29 de abril de 2012

DESAFIO DA SANTA - 2012

Pedalar que é bom eu to não to né.... mas vamos manter o blog atualizado.... vejam esta competição de DH, muito boa, e a edição tb... no final, vale a pena conferir as quedas... ah, pista molhada...

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Miramundos - Segundo e Terceiro dia de pedal

Confira como foi o segundo dia:

Dia de Caminho de Santiago na Estrada Real

Neste dia, uma estória bem interessante sobre os lobos que eles alimentaram.. Clique e confira

"O que parecia ser um dia tranqüilo para equipe no aspecto esportivo, com expectativa de apenas 20km de pedal, se revelou uma jornada mágica com diversos elementos vividos por nós em 2009, no Caminho de Santiago. Estamos neste momento no Santuário do Caraça, um dos lugares mais especiais e místicos de toda a Estrada Real. Não é à toa que foi eleita uma das sete maravilhas de todo o trajeto. O santuário é um complexo construído em 1774. Por muitos anos funcionou como um colégio, fundado pelo lendéario Irmão Lourenço. Hoje o espaço reúne igreja, museu e pousada, é Unidade de Conservação e rota de peregrinação. Aqui ficamos alguma horas nesta noite à espreita de um dos grandes espetáculos daqui: os lobos guarás." ...

Terceiro dia de aventura...

Pedra Pintada em Cocais tem pinturas rupestres de até 10 mil anos

Um áudio bem interessante da equipe, confira o relato. Clique e confira.

"Fomos subindo por uma estrada de terra de Cocais e alcançamos o topo de um morro, verde, com uma fauna visivelmente rica, com bandos de gaviões e seriemas por toda parte. Seguindo os marcos da Estrada Real, entramos em uma propriedade privada que preserva uma das relíquias mais valiosas da região, na Serra da Conceição: pinturas rupestres que tem entre 6 mil e 10 mil anos de idade. São três grandes painéis que formam imagens de caçadores e suas presas, em desenhos de logos guará, onças, veados e tartarugas." ...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

FUI Programa 5

FUI Programa 5 traz no primeiro bloco o Desafio do Pateta na Disney. BykeSki no Colorado - EUA é o segundo bloco. E no terceiro Luli Cox mostra a BC Byke Race no Canadá.



Miramundos - Unesco e Primeiro dia da expedição

Expedição começa e Estrada Real pode virar rota cultural da Unesco
PRAÇA TIRADENTES - Começou a expedição. Foto: Daniel Ramalho/Miramundos
 
Estamos dando início neste momento à “Expedição Miramundos: Estrada Real 2012”. Saímos agora da Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, com destino à Paraty nesta nova empreitada de bicicleta que deverá durar cerca de duas semanas. O destino de hoje é a cidade de Catas Altas, onde passaremos a noite no místico e isolado Santuário do Caraça. Às 18h, temos um encontro marcado com a comunidade local no centro de Catas Altas para fazermos a primeira de uma série de quatro palestras para moradores, estudantes, empresários e autoridades locais.
Na manhã desta segunda-feira, tivemos um encontro com as equipes do Instituto Estrada Real em Belo Horizonte, onde tivemos a oportunidade de entrevistar Eberhard Aishinger, um dos co-fundadores, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), do projeto denominado “Estrada Real”. Ele nos revelou que passou o último ano trabalhando com sua equipe na FIEMG em um dossiê que foi enviado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (IPHAN) para que a Estrada Real seja reconhecida pela UNESCO como rota cultural, mesmo titulo concedido ao Caminho de Santiago, na Espanha. “Temos potencial de conquistar este reconhecimento da história na nossa colonização e da nossa cultura”, declarou Aishinger, que estima que em 2015 o resultado final saia.
Esta informação foi muito bem recebida pela equipe, se está motivada e interessada em desbravar ao máximo todas as riquezas culturais e históricas deste trajeto compartilhá-las com vocês por aqui.
Como no Santuário do Caraça dificilmente teremos acesso à internet, publicaremos um novo post assim que tivermos conexão novamente.
Fiquem ligados e acompanhem!

Largada suada no primeiro dia de expedição
NA ESTRADA - Depois de um começo em meio aos carros e trânsito, finalmente chegamos as tranquilas estradas de terra. Foto: Daniel Ramalho / Miramundos
 
O primeiro dia da expedição teve todos os ingredientes dignos de uma estreia: nervosismo, surpresas, encontros e muita ralação. Levamos um certo tempo para ajustar toda a nossa saída de Ouro Preto, organizar o carro de apoio e todos os equipamentos e preparar as bicicletas. Partimos da Praça Tiradentes em direção à Mariana para seguirmos então ao nosso destino final do dia, a cidade de Catas Atas.

Clique aqui e veja como foi a continuação do primeiro dia.


TV PraQuemPedala #22


Assuntos do dia: 
  • Nova MTB Open – a 29 mais leve do mundo
  • Novo Dura-Ace de 11 velocidades foi flagrado!
  • Liège-Bastogne – Liège a clássica mais antiga do mundo!
  • Tour da Turquia – Chegada das duas primeiras etapas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rodas vivas

Saia do ônibus, trem ou carro e parta para uma viagem inesquecível de bike. A seguir roteiros no Brasil e no exterior que são especialmente convidativos ao cicloturista – e dicas essenciais para você conhecer novos lugares, pessoas e culturas do melhor jeito que existe



BRASIL!
Nos passos do imperador
A estrada mais usada por dom Pedro I foi feita com tanto capricho que dura até os dias de hoje. Os 1.600 quilômetros que passaram a ser conhecidos como a Estrada Real são atualmente um paraíso para adeptos das trilhas e viajantes de bike, com excelente sinalização e estrutura hoteleira para os cicloviajantes. Como nos tempos do imperador, desbravar o percurso completo – que cruza os estados de São Paulo, Rio e Janeiroe Minas Gerais – continua sendo tarefa difícil. Mas, para ajudar, a estrada foi desmembrada em trechos menores. Alguns deles, como o que liga as cidades mineiras de Diamantina e Ouro Preto, reservam ainda diversas cachoeiras próximas à trilha. Já o trecho final, com destino a Paraty (no caminho Velho), cruza impressionantes riquezas naturais da serra do Mar.

O trajeto liga o que já foi uma região de extração de minérios com o litoral, por onde tudo era escoado para a Europa. Passou a ser a principal opção de deslocamento pela região na época, e muito do que se vivia no período pré-independência ainda pode ser resgatado nas pequenas cidades do percurso. Essa mistura de história com expedição faz da Estrada Real um roteiro completo. Em um mesmo caminho é possível contemplar atrações como o Teatro Municipal de Sabará (MG), o segundo mais antigo do país, e a mata peculiar da serra do Espinhaço, em um grande trecho do Parque Nacional da Serra do Cipó. 

Para o experiente cicloviajante Arthur Simões, que já rodou o mundo com sua magrela, este é um roteiro imperdível. “Foi minha primeira experiência em viagens de bike, mas já voltei lá outras vezes. Quando você viaja pedalando está mais aberto e exposto, por isso acaba interagindo mais com todo mundo. O povo mineiro é hospitaleiro, cativante, e isso é o diferencial de um bom roteiro”, diz ele, sobre o trecho de Minas Gerais. O site da Estrada é completíssimo e ajuda a planejar suas cicloférias. estradareal.tur.br

BRASIL!Rolê europeu em Santa Catarina
O roteiro do vale Europeu é um dos primeiros concebidos no Brasil pensando-se especificamente no cicloturismo. Em uma viagem sugerida de uma semana, pode-se percorrer uma região bastante particular do interior de Santa Catarina. A média diária de pedal é de 50 quilômetros, em um total de sete etapas que somam 350 quilômetros por estradas com baixo fluxo de veículos, com início e fim na cidade de Timbó. 

Pequenos vilarejos e cidadezinhas de colonização européia dão o tom do passeio, que tem como pontos fortes a segurança, a tranquilidade e a receptividade dos locais. Além de Timbó – local onde se retira o passaporte e o certificado de cicloturista oficial do passeio –, fazem parte do trajeto as cidades de Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Doutor Pedrino, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna. Esses nove municípios firmaram um convênio para preservar o circuito, idealizado pelo Clube do Cicloturismo.
Os pontos de apoio, a estrutura e a sinalização tornam o vale Europeu uma boa opção para cicloturistas iniciantes ou pouco experientes. Por outro lado, o desafio de cruzar o vale e o contato direto com uma cultura pouco explorada pelo turismo no país transforma-o em um roteiro recomendado para todos os cicloviajantes. circuitovaleeuropeu.com.br

BRASIL!
Um outro olhar sob a Chapada 
Poucos roteiros de bike comparam-se em beleza a este que desbrava as belezas da chapada Diamantina. Zona rica em biodiversidade, a Diamantina é um grande conjunto de serras no centro da Bahia, que não só tem as maiores montanhas – o mais alto quase chega a 2 mil metros – como as cachoeiras mais extensas da região. Já dá para imaginar o sobe e desce, com direito a recompensas inigualáveis por todo o caminho. Como o parque nacional da Diamantina e seu entorno são enormes (152 mil hectares), a bicicleta é uma ótima aliada para percorrer as trilhas.

Sem sinal de asfalto, o pedal ali exige cuidados especiais com o corpo e os equipamentos, para evitar paradas em locais muito ermos e isolados. Para quem decidir ir por conta própria, é recomendado um guia local, justamente pela grande distância entre povoados e a dificuldade de navegação em alguns trechos. Outra opção são roteiros fechados, como o da agência Pisa Trekking, que organiza um incrível circuito de oito dias. Com partida e retorno em Lençóis, o trajeto começa em Igatu e segue no sentido de Mucugê, Guiné e vale do Capão.

No rolê se percorre, em média, 40 quilômetros diários. O pacote (R$ 3.630 mil, sem aéreo) inclui as mountain bikes, hospedagens, refeições e traslados das bagagens. Em Lençóis fica o aeroporto mais próximo desse paraíso brasileiro – outra opção é vir por terra desde Salvador. pisa.tur.br

Mais destinos... veja aqui....
Sem demônios na Tasmânia
Tailândia de norte a sul
Cuba ainda mais libre
Rota do sonho nos Alpes
BRASIL!
Com fé se pedala ao longe

Vejas estas reportagens no site Go Outside

Camp. Regional Oeste de MTB Cross Country 2012 - 06/05/12 - Toledo


5 dicas para começar a viajar de bicicleta


Jonatha Junge, que trabalha com cicloturismo há 7 anos, dá dicas para quem quer conhecer o mundo de bike



Dia após dia os ciclistas vêm conquistando o seu espaço em novas ciclofaixas, ciclovias ou ciclorrotas. Essa ascensão começa a aquecer o mercado do cicloturismo, atividade que utiliza a bicicleta como meio de transporte para viajar e/ou para praticar a atividade “Não é necessário ser atleta, só precisa de disposição”, afirma Jonatha Junge, um dos proprietários da Caminhos do Sertão Cicloturismo, empresa especializada em operação e planejamento de roteiros de bicicleta no Brasil, especialmente na Região Sul.
Segundo Junge, a bicicleta é um veículo versátil. Pode ser transportada no carro, barco ou trem; cabe no quarto se a pousada não tiver estaciomento, utiliza energia renovável (a força de suas pernas) e não polui o ambiente. Além de aliar essas qualidades, o cicloturismo permite um contato mais próximo com as pessoas e a cultura local durante a sua viagem.
Junge começou a pedalar com 11 anos, em Blumenau, Santa Catarina. A partir daí, a bike se tornou seu meio de transporte, lazer, viagens e, nos últimos 7 anos, trabalho. Palestrante da Adventure Sports Fair 2012, Junge dá dicas para quem quer começar a viajar com a “magrela”:
Para ter mais conforto, faça uma viagem com apoio
Viagens organizadas por agências contam com guias de turismo, equipe de manutenção para bicicletas e carros de apoio. Se alguém estiver muito cansado, pode largar a bike e pegar uma carona.
Adapte a sua bicicleta
Bicicletas para cicloturismo são difíceis de encontrar no Brasil. “O que muitas pessoas fazem é adaptar a mountain bike”, diz Junge. É recomendável elevar o guidão e colocar um banco mais confortável. Esses ajustes simples melhoram a postura e ampliam o campo de visão. A instalação do bagageiro é essencial para viagens mais longas.


Comece aos poucos, na sua cidade
Antes de pensar em viajar, faça passeios curtos para ir se acostomando. “Em São Paulo as ciclofaixas são ótimos lugares para começar.” A faixa exclusiva para bicicletas funciona aos domingos, das 7h às 16h, e interliga os parques Ibirapuera, do Povo, das Bicicletas e Villa-Lobos. São de 45 quilômetros devidamente sinalizados.Utilize ciclovias, pistas destinadas para as bikes separadas fisicamente do tráfego comum. Escolha um caminho com um menor fluxo de carros (Em São Paulo existem ciclo rotas sinalizadas pela Prefeitura)
Se preocupe com a segurança e respeite o Código Brasileiro de Trânsito
Sempre use capacete e óculos de proteção (evita que insetos e pequenas pedras machuquem os olhos). Luvas protegem as mãos em caso de quedas. Campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios na bicicleta.
Se associe a um grupo de ciclistas
Esteja sempre em contato com quem se interessa pelo assunto. Procure grupos que organizam pedaladas noturnas ou trilhas nos finais de semana. “Viajar acompanhado é mais divertido e mais seguro.”
A palestra de Junge, Cicloturismo – como começar + equipamentos, ainda pode ser acompanhada na Adventure Sports Fair na sala 2. Hoje (20) às 16h15 e amanhã (21) às 11h 45. Veja também a Oficina de Aventura: Como realizar uma aventura de bicicleta, ministrada por Eliana Garcia e Rodrigo Telles, fundadores do Clube de Cicloturismo do Brasil. Hoje às 19h e amanhã às 13h, na sala 1.
Fonte: Exame

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Se China tivesse tantos carros como EUA esgotava petróleo

Se os chineses tivessem tantos carros como os norte-americanos o consumo de petróleo na China excederia largamente toda a produção mundial. É que indica um estudo divulgado este sábado no «China Daily».

Se é verdade que a China entrou em 2009 para o lugar cimeiro de mercado automóvel do mundo, também é verdade que o número de veículos, relativamente à população, é cerca de 14 vezes inferior ao dos EUA.

Pelas contas do jornal, que são citadas pela Lusa, há dois anos havia na China 58 veículos por mil habitantes, contra 840 nos EUA, 590 no Japão e 547 na Alemanha.

Na mesma altura, a procura de petróleo por parte da China rondava os 6 milhões de barris por dia.

Se a percentagem de veículos fosse igual à dos Estados Unidos, a procura chinesa nesse domínio chegaria aos 86,8 milhões de barris por dia, mais 12,8 milhões de barris do que a produção mundial em 2010.

E note-se quem, há apenas vinte anos, a bicicleta era o único meio de transporte privado acessível à esmagadora maioria das famílias chinesas.

Só em Pequim, a capital do «Reino das Bicicletas», havia cerca de 7,5 milhões - mais de uma por cada família.

Para além de ser a segunda maior economia do mundo, precisamente a seguir aos Estados Unidos, a China é também o país mais populoso, com cerca de 1.340 milhões de habitantes.

Fonte: Agencia Financeira, de Portugal

21/04/12 - Rio do Salto

Mais um pedal sem ir... mas o Maninho foi, veja o que ele falou....

Pedal de hoje foi forte.
Laranjas, subidas e ainda ganhei o Sprint!
Equipe Specialized dominou Hoje...

Na minha opinião, de grande conhecedor, hehehehe, só devem ter ido ele, o Marllos e o Washington, para que as Specialized tenham dominado o pedal, hehehehe

Distância:68.96 km
Tempo:3:51:52
Veloc. Média:17.8 km/h
Ganho de elevação:957 m
Calorias:3,508 C


Um abraço a todos....

Segue link

domingo, 22 de abril de 2012

Estudantes recebem bicicleta para ir a escola no interior do Ceará


Em Uruoca, parte do caminho até a escola é 'sobre duas rodas'. 
Bicicletas aumentaram a presença de alunos, diz técnica pedagógica.

Bicicletas escolares estão sendo entregue desde janeiro deste ano. Crianças que moram em locais de difícil acesso são as principais beneficiadas. (Foto: Prefeitura de Uruoca / Divulgação)"Bike escolar" é entregue a crianças que moram em locais de difícil acesso. (Foto: Prefeitura de Uruoca/Divulgação)
Estudantes de escolas municipais de Uruoca, a 293 km de Fortaleza, contam com bicicletas para ir a escola. Segundo a técnica pedagógica Sheila Andrade, 300 bicicletas foram entregues ao município por meio do programa Caminhos da Escola, financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE). “Se não tivesse a bicicleta eu não ia para a aula", diz Fabiana Farias, 10 anos, que mora em lugar de difícil acesso para veículos.
De acordo com Sheila, as bicicletas são entregues desde janeiro aos alunos que residem em locais em que os ônibus não chegam. Apesar de o número ainda não ser suficiente para atender toda a demanda da cidade, segundo a técnica pedagógica, as bicicletas escolares já têm gerado bons resultados na diminuição da evasão escolar e no condicionamento físico dos estudantes.
A estudante Fabiana Pereira Farias, de 10 anos, disse ao G1 que os pais adoraram a ideia da bicicleta e que o novo transporte serviu de incentivo para estudar. “Se não tivesse a bicicleta eu não ia para a aula, não. Eu ficava em casa. A estrada é ruim e eu moro muito longe”, disse a estudante que até 2011, perdia aulas com frequência pois a localidade onde mora fica a 16 km da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Marques Vieira. Assim como Fabiana, outras 20 crianças usam a bicicleta escolar como transporte para chegarem à instituição, localizada no distrito de Campanário.
Capacete de segurança também foi entregue aos alunos (Foto: Prefeitura de Uruoca / Divulgação)Fabiana Farias,10 anos, pronta para ir para aula.
alunos (Foto: Prefeitura de Uruoca/Divulgação)
De acordo com Sheila, a maioria das bicicletas são usada apenas em parte do trajeto, mais especificamente nas estradas carroçais. As crianças, segundo Sheila, usam a bicicleta até chegar a um ponto fixo por onde passa o ônibus escolar. No local, elas deixam as "bikes'' em uma casa e seguem de ônibus até a escola, mas há alunos que fazem de bicicleta todo o trajeto até o colégio.
“Desde a entrega temos notado as crianças mais bem dispostas. O percurso feito pelos ônibus está mais rápido. Antes, levávamos muito tempo para buscar cada um. Até os danos nos ônibus diminuíram”, disse Sheila. Uma parte das 300 bicicletas doadas pelo FNDE ainda estão em processo de entrega, assim como o capacete de segurança. Novos pedidos devem ser realizados pelo município de Uruoca para atender toda a demanda.
Fonte:G1

sexta-feira, 20 de abril de 2012

MTB nas Olimpíadas - Já viu a pista?

Confira aí o desafio da galera..... e vamos pedalar juntos

Pedal na ESTRADA REAL

Matéria do site Extremos... confira....

Equipe vai percorrer a primeira via aberta entre Minas e o mar

Salve, salve, caro leitor! É com alegria que anunciamos a estreia do blog da nossa expedição aqui no site do Extremos para compartilhar com todos vocês mais um desafio da Miramundos. Se você nos acompanhou em 2009, quando peregrinamos de bicicleta pelo Caminho de Santiago, ou no ano passado, quando alcançamos por trekking a proa do Monte Roraima, já conhece bem o nosso trabalho. Daqui a uma semana, partiremos para uma nova expedição. E, desta vez, voltaremos a girar os pedais de nossas bicicletas, só que aqui mesmo no Brasil. A partir da próxima segunda-feira, 23 de abril, vamos percorrer as trilhas do Caminho Velho do ouro pela Estrada Real, de Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ). A primeira é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E, a segunda, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante as próximas semanas vocês poderão acompanhar por este blog e pelas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram toda a nossa jornada com publicações do dia-a-dia na nossa viagem numa espécie de diário de bordo. Serão relatos, matérias, entrevistas e muitas imagens para que você possa “embarcar” com a gente em mais uma aventura e conhecer um pouco mais da história e da cultura de toda aquela região. Este destino sempre nos chamou bastante atenção por sua relevância história para o Brasil. Afinal de contas, esta foi a primeira via aberta para conectar a região mineradora de Minas Gerais com o mar, de onde escoava toda aquela produção para a Europa. E olha que nem faz tanto tempo assim: apenas cerca de 300 anos. Nos próximos posts, vamos destrinchar um pouco mais a história deste percurso.

Durante os últimos quatro meses, Jaime Vilaseca e eu enfrentamos um período de preparação física focada para este tipo de atividade, tema este que também vamos detalhar e dar dicas aqui nos próximos dias. Não vai ser tarefa fácil percorrer em cerca de 16 dias todo este trajeto, transpondo algumas serras lindas, porém desafiadoras, como a Serra da Mantiqueira. Também fazem parte desta empreitada os fotógrafos (e cinegrafistas) Daniel Ramalho e Flávio Forner, que nos acompanharão em um carro de apoio. Além de textos e fotos para o blog, produziremos uma websérie que será exibida também aqui alguns dias após o término da expedição.

Portanto, leitor, você está convidado a nos acompanhar e interagir com a gente novamente. Se gostou da novidade, não hesite em indicar o blog Miramundos e recomendar aos amigos que curtem aventura, esporte e história.

E vamos nessa com a gente, rumo a mais uma incrível jornada!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

11º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO


Principal encontro de cicloturistas do país será no feriado de Corpus Christi

Várias novidades sobre o Encontro Nacional!

Após 10 anos de evento itinerante, o Encontro agora vai se fixar num só local. E o lugar escolhido levou em conta diversos fatores, como localização, acesso, possibilidade de maior união do grupo, quantidade de trilhas de diversos graus de dificuldade, avaliação dos participantes, clima, etc. Assim, escolhemos Campos do Jordão, mais especificamente o Espaço Araucária, que recebeu tão bem o Encontro Nacional de 2009.

Outra mudança será no formato do evento. Os passeios serão em sua maioria auto-guiados, permitindo uma maior flexibilidade no ritmo de cada um, mas sempre com a proposta de união do grupo numa mesma trilha. As palestras e cursos, é claro, serão mantidos com uma ótima programação. Outra diferença será a data. Puxamos o evento para o primeiro semestre.Ele irá acontecer de 7 a 10 de junho, no feriado de Corpus Christi.

Como nos outros anos, são esperados participantes de vários estados do país, de diferentes faixas etárias. A cada dia uma programação de passeios e palestras diferentes. Serão diversos temas de interesse dos viajantes, com grandes especialistas do Brasil.

Quem já foi no evento sabe que o clima é de confraternização e amizade, não importa se você é das antigas ou se está acabando de chegar. O que importa é que todos estão lá porque amam a bicicleta e as viagens.

Fique de olho no site e aguarde mais informações. Anote em sua agenda e reserve o feriado de junho para uma imersão no mundo do cicloturismo.

Fonte: http://www.clubedecicloturismo.com.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

Estádio para Ciclismo

Eu vi esta foto num blog de Portugal, e a idéia não é tão ruim...... confira e veja o que vcs acham.

O estádio ficou parado, sem ter o que fazer?? eis a solução dos problemas....

Bike X Esposa

Mais um post pescado no blog PedalandoPontoCom, e muito interessante, quem já não passou por uma destas??


Esposa quando você chega muittooooooo tarde do pedal rs

















Os solteiros podem até não saber, porém a vida de um biker casado não é moleza não. Várias são as situações onde o biker tem que rebolar muito pra ganhar um alvará da rainha. E não adianta, seja maior ou em menor grau, a esposa sempre implica um pouquinho com as magrelas. É quase como se a bike tivesse vida própria (e pior quem tem).

A implicância pode ser quando você chega em casa com aquela bike toda suja e vai passando pela calçada ou até mesmo dentro de casa, com aquele cheiro de óleo ou poeira. Não entendem que aquela terra grudada nas entranhas de cada bike são como as rugas na face de uma pessoa.

É a expressão de muitos quilômetros de experiências e emoções. Que me perdoem, mas mountain bike limpinha só na loja ou depois da revisão. Ela toda suja chega ser uma obra de arte. Talvez por isso nunca  fui apaixonado pelo mundo dos limpinhos, ops digo speedeiros. Sou tatubiker com muito orgulho rs.

Outro motivo são os gastos com  as nossas meninas (como diz o amigo Luciano). Uma roda nova, um pedal novo, por vezes até UMA BIKE NOVA. Elas não entendem que nossas bikes são para nós como os sapatos e bolsas para elas. Quando entramos numa loja de bike, nossos olhos brilham como se fossemos mulheres diante de uma vitrine. A emoção é a mesma.  É bem verdade que às vezes (tal como elas, com os sapatos e bolsas)  nem precisamos tanto assim daquele equipamento novo, porém o desejo de dar aquele up grade na magrela , fala mais alto.

Mas acho que o maior motivo de reclamações talvez seja o tempo que gastamos na companhia das meninas, digo bikes. Pedalar, terça, quinta, sábado e domingo, às vezes não é compreendido. Como podem? Vou contar aqui um episódio no mínimo muito curioso que ocorreu comigo.

Certa noite nós fomos pedalar e por conta de alguns pneus furados a volta atrasou. Era tarde e ainda estávamos no trecho. Até aquele dia eu não tinha o hábito de levar meu celular nos pedais. Pois bem, a certa altura do pedal e já passado das 23 horas o celular do meu amigo Waldemar tocou. Na hora tirei um sarro dele e me lembro de ter dito: agora vai levar aquele esporro¨ e caímos na risada. Todos em silêncio atentos ao dialogo que estava para acontecer  e que assim se deu:

Waldemar: Alô
Waldemar: aqui quem fala é o Waldemar.
Waldemar: ah sim, você quer falar com o Sérgio, só um instante.

Lá fui eu com aquela cara de bunda, atender ao telefone. Ocorreu que minha esposa pegou meu celular e olhou na agenda o número do celular do Waldemar, afinal ela sabia que estaríamos juntos. Aí meu amigo, quem levou a chamada fui eu. Com razão, pois  era  tarde e não havia avisado se ainda estava vivo (darr se estivesse morto a ligação seria do além). De fato naquele dia, por motivos alheios a nossa vontade, demoramos mais que o normal. Além disso, fui obrigado a aguentar os demais me zoando, pois eu alimentei a chacota quando o celular do Waldemar tocou.

Mas a verdade é que minha esposa particularmente, sempre me apoia nos pedais e por vezes já me acompanhou no metropolitano, inclusive competindo. Mas naquele dia foi inevitável.

Esposas etendam que muito do esforço que fazemos durante horas infindáveis de pedal, é para que depois vocês possam deleitar dos corpos de seus maridos, sempre em forma. Bom, em forma de que, já é questionável. Mas isso é outro assunto.

De qualquer maneira amigos, segue abaixo o modelo de alvará. Entregue o seu para sua esposa e nos encontramos por aí, na terrarada!


ALVARÁ CICLÍSTICO







Minha caríssima  Esposa,

Pela presente, solicito humildemente autorização a V.Sa., Autoridade Máxima na minha vida, para me ausentar no seguinte período:
Data:__________                                 Hora de saída:__________    Hora de regresso:__________  

Em caso de atendimento à solicitação, juro solenemente pelo presente documento apenas pedalar com os amigos e viver intensas emoções. Igualmente, comprometo-me a durante o percurso caso apareça alguma mulher nem mesmo dirigir o olhar. Prometo deixar o celular sempre ligado durante o pedal. Ainda como condição, prometo que mesmo chegando cansado do pedal, vou dar muito carinho e amor para Vossa Excelencia, caso tenha interesse. Entendo que mesmo sendo concedida esta autorização, a Autoridade Máxima conserva o direito de se chatear comigo durante a semana imediatamente posterior sem necessidade de justificação para tal, porém em silêncio.
Declaro conhecer quem manda em  nossa relação e afirmo que não sou eu.
Prometo cumprir as regras, normas e  demais procedimentos.




Assinado: Requerente e ciclista compulsivo



A solicitação é           CONCEDIDA                 NEGADA