quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"Vou de Bicicleta" 3ª Parte - Veja regras no trânsito de bicicletas


A convivência entre bicicletas e carros nas ruas das grandes cidades mais parece uma guerra. Na reportagem especial de hoje, o Jornal da Band mostra as regras para melhorar essa situação.
E o que o ciclista deve fazer para evitar acidentes.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Vou de Bicicleta" 2ª Parte - Projeto traça rotas para ir de bike

Cresce o número de pessoas que usam bicicletas como meio de transporte no Brasil. Mas ainda são poucas as cidades que dispõem de ciclovias.

Na reportagem especial de hoje, você vai conhecer os "Bike Anjos", voluntários que traçam a rota mais segura para quem vai de bicicleta. E ainda as vantagens de se trocar o carro pela "magrela".





Fonte: Jornal da Band

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rubens Donizete é campeão na Costa Rica e aumenta chance brasileira de vaga olímpica no MTB


No primeiro torneio do projeto olímpico, Brasil também emplacou Edivando de Souza em quarto lugar e Henrique Avancini em décimo primeiro
Vitória emocionante do brasileiro Rubens Donizete
Crédito: Aldía/Divulgação
Rubens Donizete conquistou neste domingo (26) o título da Fecha Copa Nacional, realizada em Paraíso, na Costa Rica. O título é o primeiro fruto do projeto olímpico da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) para o Mountain Bike (MTB), que prioriza a classificação para Londres/2012 e leva apenas os atletas que têm chance de conseguir a vaga olímpica para um total de oito eventos internacionais que contam pontos no ranking.
Rubinho completou o circuito de seis voltas (24km) com o tempo de 1h48min41s. A seleção brasileira de Mountain Bike contou ainda com Edivando de Souza Cruz em quarto lugar e Henrique Avancini em 10º. A prova foi válida pela “classe 1” da UCI (União Ciclística Internacional) e rendeu 93 pontos para o Brasil na disputa pela vaga olímpica.  
“Conseguimos alcançar nosso objetivo de conquistar pontos com os três atletas. Marcamos 93 dos 130 pontos disponíveis na competição. A prova de hoje foi muito dura, choveu a noite toda e a pista ficou muito perigosa. Rubinho venceu a prova de uma maneira muito consciente, surpreendendo todos os adversários. Edivando e Henrique também realizaram uma ótima prova”, comenta Ruy Avancini, técnico da seleção brasileira de MTB.
O campeão Rubinho elogiou a iniciativa do projeto olímpico da CBC: “Essa iniciativa é muito importante. Sem o projeto, o Brasil não conseguiria brigar pela vaga. Estamos representando o Brasil com toda a nossa determinação. Agora vamos continuar focados nas próximas competições e tentar continuar conquistando boas colocações”, afirma o campeão da Fecha Copa Nacional
A competição foi marcada pela pista encharcada, com muita lama e clima bastante frio. Apesar das dificuldades, Rubens Donizete liderou a prova praticamente de ponta a ponta. Só perdeu a liderança provisoriamente na quinta volta, para o costa-riquenho Paolo Montoya. “Estou muito contente com a vitória. Não esperava vencer, devido ao alto nível dos outros atletas, mas as condições da prova me favoreceram”, revela o piloto.
Henrique Avancini sofreu um acidente no decorrer do percurso e acabou empurrando sua bike até a linha de chegada, com fortes dores no peito e cortes no rosto.
Projeto Olímpico
Para priorizar a classificação brasileira para os Jogos de Londres/2012 no Mountain Bike (MTB), a CBC, por meio do seu departamento de alto rendimento e da comissão técnica do MTB, decidiu concentrar os esforços nos cliclistas com reais condições de conquistar uma vaga olímpica. Assim, foram escolhidos os três atletas brasileiros com a melhor classificação no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) – Rubens Donizete Valeriano, Henrique Avancini e Edivando Souza Cruz – para participar de oito competições que pontuam para as Olimpíadas.
Confira o calendário da Seleção Brasileira de MTB para o mês de Março:
11/03 - Taça Brasil / Curitiba / Classe 2
18/03 - Medalla Light Challenge / Porto Rico / Classe 1
25/03 - Copa Internacional / Araxá / Classe 1
Mais imagens:
Crédito: FECOCI/Divulgação

Crédito: CR Ciclismo/Divulgação







 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO
Publicada: 27/02/2012às 14:25:57

"Vou de Bicicleta" 1ª Parte - Brasil tem 60 milhões de bicicletas

Confira a primeira reportagem da Band sobre as bikes.... estaremos atentos até o final da semana com os vídeos.....

No caminho de casa para o trabalho, com quantas bicicletas você cruza? A verdade é que o brasileiro está pedalando cada vez mais. Em todo o país existem mais de 60 milhões de bicicletas. 

E isso não acontece só aqui, não. Seja para lazer, competições ou meio de transporte, as chamadas "magrelas" viraram tendência mundial. A partir de agora, o Jornal da Band te leva na garupa da nova série de reportagens especiais: "Vou de Bicicleta".





Fonte: Jornal da Band

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Regional Oeste de MTB - 1ª Etapa Santa Tereza - 26/02/12 - Fotos

Confira algumas fotos do evento...

Patrocinada pelo facebook do Elton Goebel e do Lucas Binsfeld....



















Vídeo do Cambota...


Classificação


Categoria  ELITE
1 ALCIDES VIEIRA CASCAVEL-PR 2
2 JEAN CARLOS DALLAGNOL FRANCISCO BELTRÃO-PR 2
3 ANDRE RODRIGUES DOS SANTOS TOLEDO-PR 2
4 ELVIS FELISBERTO FOZ DO IGUAÇU-PR 2
5 RENAN DIAS CASCAVEL-PR 2
6 ANDRE LUIS ESSER NOVA AURORA-PR 1

Categoria  ELITE FEMININO
1 ELISANDREIA V. VIEIRA CASCAVEL-PR 1
2 TATIANE DOS SANTOS CASCAVEL-PR 1
3 DENISE BESSANI CASCAVEL-PR 0


Categoria  JUVENIL
1 LUCAS SILVA GOMES FOZ DO IGUAÇU-PR 1
2 GABRIEL AMANCIO CASCAVEL-PR 1
3 BRUNO MOREIRA DA SILVA CASCAVEL-PR 1
4 DOUGLAS MORES CASCAVEL-PR 1
5 CASSIANO FERRARIN CASCAVEL-PR 1
6 MAYCK PRADO FOZ DO IGUAÇU-PR 1
7 YURI CALZAVARA EICHINGER ASSIS CHATEAUBRIANDT-PR
8 LUCAS MATEUS BINSFELD CASCAVEL-PR 1

Categoria  INFANTO JUVENIL
1 PABLO LION PAULINO FOZ DO IGUAÇU-PR 1
2 PAULO HNERIQUE SISSA DA SILVA CASCAVEL-PR 0

Categoria  MASTER A
1 EDUARDO MACHINESKI CASCAVEL-PR 2
2 JEAN POLETTO FOZ DO IGUAÇU-PR 2
3 GILBERTO NUNES CASCAVEL-PR 2
4 ANDERSON LUIS RAMOS TOLEDO-PR 2
5 EMERSON DE OLIVERIRA FOZ DO IGUAÇU-PR 2
6 DENES KUHN FOZ DO IGUAÇU-PR 2

7 CLEBER DE OLIVEIRA FOZ DO IGUAÇU-PR 2
8 CLEVERSON JOSE CAMPESTRINI FRANCISCO BELTRÃO-PR 2
9 CLODOALDO PEREIRA TOLEDO-PR 2
10 FRANCISCO DE LARA CASCAVEL-PR 2
11 JOSE DOMINGOS MENDES CASCAVEL-PR 2
12 JULIANO RIBEIRO TOLEDO-PR 1
13 GUSTAVO VIEIRA CASCAVEL-PR 1
14 THIAGO S. SALVIANO FOZ DO IGUAÇU-PR 1
15 REGINALDO RODRIGUES TOLEDO-PR 0
16 JOSÉ EMILIO DE A. MENEGATTI FOZ DO IGUAÇU-PR 0
17 VALDEMIR BARBOSA NOVA AURORA-PR 0
18 JOSE LUIS DA SILVA FRANCISCO BELTRÃO-PR 0
19 GILSON BOSSO FRANCISCO BELTRÃO-PR 0

Categoria  MASTER B
1 DAGOBERTO LUIS GRAPIGLIA CASCAVEL-PR 1
2 SERGIO VALDIR BAYS CASCAVEL-PR 1
3 ROBSON GNUTZMAN FOZ DO IGUAÇU-PR 1
4 WILSON PAIXAO FOZ DO IGUAÇU-PR 1
5 DENIVAL CANDIDO FRANCISCO BELTRÃO-PR 1
6 EMANUEL AUGUSTO DA CRUZ CASCAVEL-PR 0
7 MARCIO PIMENTEL MARQUESINI CHAPECÓ-SC 0


Categoria  MASTER C
1 EDVALDO MIRANDA SARMENTO FOZ DO IGUAÇU-PR 1
2 PEDRO CARPENEOU CASCAVEL-PR 1

Categoria  JUNIOR
1 FELIPE ITALICO TRENTO MEDIANEIRA-PR 1
2 MATEUS GOEBEL CASCAVEL-PR

Categoria  AMADOR OPEN
1 EDUARDO NUNES DA CUNHA CASCAVEL-PR 1
2 ANDRE BORDIN FRANCISCO BELTRÃO-PR 1
3 MARCOS AURELIO DOS SANTOS CASCAVEL-PR 1
4 EZEQUIEL CASCAVEL-PR 1
5 GUILHERME DA COSTA CASCAVEL-PR 1
6 MAGNO JEAN DE SOUZA CASCAVEL-PR 1
7 LINCOLN JOÃO GONÇALVES MEDIANEIRA-PR 1

8 ROBERTO ERTHAL CASCAVEL-PR 1
9 ELTON FROST CASCAVEL-PR 1
11 JOSÉ CRISTIANO E SÁ CASCAVEL-PR 0
12 HERBERT DIAS FENELON CASCAVEL-PR 0





Mountain bike brasileiro cria apertado calendário para buscar vaga em Londres

O Brasil ainda não tem medalha olímpica em sua história no ciclismo. Tampouco a pretensão de conseguir quebrar esse tabu já neste ano. A ambição para os Jogos de Londres é, na verdade, um sonho de quem reconhece não ter tradição na modalidade e assume a supremacia dos países que são potências na área. No intuito de, ao menos, garantir a presença de um representante brasileiro na categoria mountain bike, três atletas terão, a partir do próximo domingo, uma agenda sem brecha para descanso.

Rubens Donizete, Henrique Avancini e Edivando Souza Cruz farão oito provas — quatro delas no exterior — até maio, com o objetivo de atingir a pontuação necessária para a cadeira olímpica. A primeira delas, neste fim de semana, será a Fecha Copa Nacional, na Costa Rica. “Já sabíamos que, para o Brasil conquistar a vaga, era necessário fazer um trabalho mais direcionado e ter um esforço extra nesse início de temporada”, comenta Edivando, 33 anos, acrescentando que, nessa sequência dura, os cuidados com a saúde e a alimentação serão fundamentais para suportar o tranco.

Tanta dedicação tem como alvo deixar a situação do “quase lá”. O Brasil figura hoje na 25ª colocação do ranking mundial por nações da União Ciclística Internacional (UCI), que classifica as 24 primeiras para os Jogos Olímpicos. O problema é que, além de subir um degrau nessa lista, a delegação nacional precisa conseguir afastar outras que se encontram no mesmo andar. “Turquia, Portugal, Dinamarca e Noruega, por exemplo, estão na mesma condição”, enumera Ruy Avancini, pai de Henrique e escolhido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para chefiar o projeto.

Nessa missão, o ranking também foi o parâmetro de decisão. Os três ciclistas foram selecionados por serem os brasileiros mais bem colocados na classificação internacional. “Os escalados são, no momento, os que apresentam melhores condições de buscar a vaga”, analisa Ruy. Seja qual for o dono do lugar nos Jogos, a expectativa é que ele consiga terminar a competição entre os 15 primeiros. A prova de mountain bike conta com a participação de 50 ciclistas.

Apesar de os oito torneios antes do encerramento da contagem de pontos, em 23 de maio — exatamente dois anos após seu início —, serem capazes de colocar o país nas Olimpíadas, os atletas também vão querer saber qual deles, de fato, embarcará para a Inglaterra. “São dois trabalhos paralelos, já que cada um quer garantir a sua vaga pessoal. O classificado será o que tiver somado uma maior pontuação nessas competições”, explica Edivando, 33º colocado em Atenas-2004.

Sem mulheres na Inglaterra
O mountain bike brasileiro não terá representantes no feminino nos Jogos Olímpicos. Longe da pontuação necessária para classificação, as mulheres já tiveram sua participação descartada. De acordo com a CBC, foi feita uma análise do ranking, e a conclusão foi de que não seria possível melhorar o rendimento em quase 100% em apenas quatro meses. Mesmo que as atletas vencessem todas as competições até maio, ainda assim elas não conseguiriam a vaga.

Largando na frente
No circuito de competições que os atletas enfentarão, o desempenho deles será ainda mais crucial nas de classe 1. Essa categorização indica que, nelas, o campeão fatura 60 pontos. Já nas provas de classe 2, o ouro só vale 30 pontos. “Procuramos torneios de que pudéssemos participar com um custo mais baixo”, justifica Ruy Avancini.

A somatória também é fundamental para definir a formação da largada nas Olimpíadas. “O alinhamento da competição é de acordo com o ranking. Dando um salto na classificação individual, é possível largar mais para a frente, o que aumenta as chances na prova”, avalia Edivando Souza Cruz, que largou mais atrás em Atenas. “Foi uma prova de recuperação. Se eu tiver mais pontos agora, poderei elaborar uma estratégia diferente”, adianta o paulista. Em Pequim-2008, o representante brasileiro foi Rubens Donizete, que terminou na 21ª colocação.

Calendário pré-olímpico
26/2
Fecha Copa Nacional –
Costa Rica (classe 1)
11/3
Taça Brasil – Curitiba (classe 2)
18/3
Medalla Light Challenge –
Porto Rico (classe 1)
25/3
Copa Internacional –
Araxá (classe 1)
08/4
Campeonato Pan-americano – México (classe continental)
22/4
Portugal Cup – Portugal (classe 1)
6/5
Copa Internacional –
São Lourenço (classe 1)
20/5
Taça Brasil –
Rio de Janeiro (classe 2)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

25/02/12 - Parque/Corrida em Sta Tereza

Véspera de corrida, e a galera não queria girar tanto, entao, partimos em 8 rumo a Sta Tereza... e partimos. Seguimos no mesmo pelotao por um bom tempo, e a subida da Tacredo não foi aliviada em nenhum momento.

Já na 277, estava afim de pular na frente logo, e falei isso pro Dudu que estava do meu lado, que se eu fosse na frente, na primeira subida ele, o gustavo e o zé viriam na minha cola.... segui mais um pouco, e avancei, em voo solo mesmo... lá pela segunda subida, acho eu, o Zé chegou, o Marllos que vinha na roda dele não aguentou e ficou com o pelotão.... seguimos até sta tereza forcando um pouco, e ja na cidade, desaceleramos, e chegando no parque, o Dudu chegou, depois o resto da boiada veio junto.
Descemos a estrada do parque, e naquela descidona, muita pedra solta, e quem gosta de descer a toda, teve que reduzir bem. Depois da ponte o grupo se dividiu, eu, Marllos e Washington não entramos na trilha, e seguimos até o final da estrada, já a galera foi desbravar a trilha, que estava com muito barro, hehehehe. Nós marcamos de nos encontrar no mesmo ponto depois, mas como percebemos que iriamos demorar muito, fizemos umas escritas na terra com flechas, mas a galera não viu, hehehe.


Chegamos em Sta Tereza, e já nos lascamos numa pepsi. Aos poucos, percebiamos que o tempo estava ficando escuro, e muito.... a galera que foi na trilha estava chegando, e junto deles a chuva veio atras. E que chuva, aliada com o vento também. Esperamos acalmar o tempo, e o frio estava chegando em nós. Neste meio tempo, muitas risadas, e até nos escalamos pra tomar banho numa banheira, mas não colou, hehehe, acabou a água da casa naquele momento, hehehehe.



Chuva calma, voltamos pro pedal, e o frio era grande com aquela garoa, junto com o corpo frio. Saí na frente, e do nada, passaram 3 loucos chutados por mim, Dudu, Zé e Cabeção... fui atrás deles... o Gustavo tb chegou junto.... Dudu pulou na frente e o Gustavo foi junto... nós ficamos pra tras, e no final de uma descida, apertei um pouco a subida, o Cabeção ficou, até forcei um pouco pra ver se conseguia chegar nos dois, mas sem chance... intercalamos eu e o zé, mas na descida do trevo falei pra ele tocar no ritmo dele, pois meu gás já havia ido embora... Segui na minha tocada até aquele posto depois do aeroporto, e qdo olhei pra tras, a galera estava chegando aos poucos, e nessa, o Dago me passou... No posto, fizemos uma parada pra lavada de aparencia em algumas bikes... uns pegaram até um escovão pra lavar, hehehe.

Como a galera estava muito detalhista na lavagem, eu e o dudu seguimos. Parei pra ver um problema no meu pneu ja na tancredo, e pra minha felicidade, mais um pneu deslocado, como isso é possivel?? coloquei 50 libras, e o pneu suporta 65.... será q sou muito pesado??

E o pedal foi assim, pra mim deu 64km, média de 22km/h e quase 3h de pedal.... mas pra quem foi fazer a trilha, foram uns 70km....

Seguem os links
Maninho
Gustavo

Um abraço,



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TV PraQuemPedala # 14


Assuntos do dia
  1. Curtindo o carnaval com sua bike
  2. Novo Grip Shift da SRAM
  3. Resultado da Promoção “Por que eu mereço ganhar um bike fit?
  4. Aplicativo de celular para quem usa Rack de Teto
  5. Corrida do ao redor do mundo

O Fotógrafo e a Bicicleta

É uma propaganda, mas bem interessante....

Esta é a história do Marcelo. Com a bicicleta, ele vai onde quer e faz fotos incríveis. 
Com o celular, toda essa paixão virou até um negócio. 
Ele faz reuniões em um escritório que dá inveja em todo mundo: qualquer lugar com uma vista maravilhosa.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Giro d'Italia 2012 - Vídeo Promocional

A partir de sábado, 05 de maio até domingo, 27 de maio de 2012, a edição 95 doGiro d'Italia terá início a partir Herning (Dinamarca) e vai chegar em Milão.


Carnaval em duas rodas

Reportagem sobre a prova treino no feriado de carnaval...

Curtam o vídeo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

18/02/12 - Perdidos

Galera, não fui pedalar, mas quem foi, curtiu... não pude ir devido a compromissos num hotel por aí, com direito a tobogan, piscinas e boca livre, mas sabadão estarei de volta firme e forte pra dar um show em vcs, hehehe, vai aí o relato do Maninho....

Saimos eu, marllos, ze, felipe, washington, renan, feranndo, gustavo, dudu.
Em direçao a Cajati na 277, entramos e saimos no ponto de onibus lá em rio do salto, alí mesmo pegamos a E para sair na trilha dos perdidos.
A trilha tava animal, andamos um monte ate chegar naquela cachoeira, tomamos um banhao.
O Marllos pra variar ficou olhando, olhando e nao entrou na agua.
Saimos da cachoeira em direcao a Rio do Salto, achavamos que estavamos perdidos, e os planos eram de sair na ponte molhada, mas quando notamos estamos na estrada sentido rio do salto.
Coca colas e paos de queijo no posto Stop e retornamos para a City pela rodovia . O washington desde o posto já estava atras de uma carona, que só conseguiu pegar logo depois do bar queimado até a 277, eu e dudu ficamos um pouco para tras mas subimos no pedal.
Chegando na 277 estavam os tocha!
De lá até o trevo cataratas que ainda rolou um Sprint.
Chegamos já eram umas 9:30 da noite.

E Foi assim o percurso....

 Distância:82.03 km
Tempo:4:22:01
Veloc. Média:18.8 km/h
Ganho de elevação:808 m
Calorias:3,764 C
Percurso, clique aqui.... 

E com o Gustavo foi assim: Clique

Pedalando em Mangue Seco


VILA DE MANGUE SECO - Por do sol na terra de Tieta.
 
 
Pesquisando no mapa um ponto onde eu poderia passar a noite numa viagem de carro entre Salvador e Aracaju, a localidade Mangue Seco ativou conexões em minha memória, me levando de volta à infância, ao livro do baiano Jorge Amado, “Tieta do Agreste”. Também nessa época, a homônima novela global batia cartão nas noites lá de casa, onde sentávamos todos frente à telinha para acompanhar a arretada Tieta e suas apimentadas estórias. Eu era muito jovem, uma inocente criança, mas lembro que os marmanjos se encantavam com as curvas e toda sensualidade das atrizes Cláudia Ohana (Tieta quando jovem) e Beth Faria (já mulher feita). De minha parte, o que me atraía de verdade e me enchiam os olhos eram as paisagens daquela vila de pescadores chamada Mangue Seco, no litoral nordestino, divisa entre Bahia e Sergipe.
Portanto, sem pensar muito, decidi conhecer a terra natal de Tieta e mergulhar, aliás, pedalar naquele universo de Jorge Amado. Afinal de contas, estava na Bahia!
Acertei o destino pelo GPS e saí de Salvador bem cedo, pela linha verde, ou estrada do côco. Já perto da divisa com Sergipe, o aparelho indica a saída à direita, numa pista esburacada que em breve se transformaria numa estrada de terra, ainda pior. O caminho parecia muito estranho, então conferi novamente e pude ver que aquela pista daria na praia, mas Mangue Seco ainda distava cerca de 30 km por caminho 4x4 à beira mar. OK, quem tem uma bicicleta no rack de seu carro não precisa de fora-de-estrada! Desse modo continuei ainda mais animado, pois o pedal estava garantido.
Mais meia hora de muito sacolejo e o verde mar se apresentava a mim, dando fim a precária estrada, marcando início desse BTT*. Poucas casas e alguns quiosques frente à praia compõem o povoado Costa Azul. Foi lá que estacionei o veículo, desci a magrela e abasteci os alforjes, tudo sob olhares curiosos dos nativos, certamente não acostumados com a cena que presenciavam.
Últimos detalhes ajustados e saio em direção à praia. Alguns metros pedalados e já percebo o quão será dura a jornada. Maré muito alta, me obrigando transitar próximo da areia fofa e úmida. E a bicicleta bastante pesada. Como resultado, constantes atolamentos e muito desgaste físico para sair do lugar. Levei meia hora e meia para vencer os primeiros 6 dos 28 km previstos.
Resolvi parar, fazer umas fotos e esperar a maré recuar um pouco. Era um dia muito bonito, o céu incrivelmente azul contrastava de forma espetacular com o calmo oceano de pequenas ondas e alvas espumas, que vez e outra chegavam aos pneus da BTT, dando-me um banho salgado. Em situação bem mais favorável, retorno ao selim da bicicleta e aos poucos vamos fazendo as pazes, eu e as ondas, para um pedal menos penoso e mais contemplativo.
Em todo o trajeto pedalei solitário, nenhuma “vivalma” interceptei pelo caminho. Sequer um pescador em sua lida com o mar. Companhia fiel me faziam os coqueiros a perder de vista, a agradável brisa e é claro, céu, mar, areia. Nesse ritmo fui vencendo os quilômetros até avistar novos quiosques e alguns turistas. Sim, chegava à Mangue Seco, exausto, porém feliz. Um pouco de empurra bike pela areia fofa em trechos entre a praia e a vila e já entrava na Pousada Suruby, muito bem recebido pelo proprietário simpático e boa prosa Seu Nequinha. Ali jantei a saborosa comida de Dona Lenir e descansei a noite daquele grande e belo dia.

Mas ainda sobrou tempo para algumas fotografias ao pôr-do-sol. Aquela tarde se despedia diante de mim em momento de pura magia. Satisfeito, endorfinado e com o corpo cansado, despenquei na cama de meu quarto.
Na manhã seguinte, bem cedo, já tomava reforçado café da manhã para enfrentar novamente o percurso do dia anterior. Mas desta vez a maré seria minha amiga. Mesmo sob forte vento contrário e fina garoa, em pouco mais de uma hora de constante e forte pedal, já reencontrava meu carro estacionado, em Costa Azul. E assim me despedi da terra de Tieta do Agreste.
Visitar Mangue Seco foi como um sonho. Encantamento, calmaria, pura paz e beleza. Fica a doce lembrança e certeza da volta, em ocasião de tempo mais dilatado, sem pressas, pois ela definitivamente não combina com aquelas paragens.
* O termo “BTT” nada mais é que a sigla de Bicicleta Todo Terreno. A versão em português para a gringa MTB, ou mountain bike. Em Portugal só se fala assim e nos países de língua espanhola essas magrelas são chamadas de “bicicletas de montaña”. Nada contra o inglês, mas como bom brasileiro que sou, evitarei ao máximo chamar uma BTT de bike por aqui.


Fonte: Extremos... curta mais fotos no site....

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ciclista de 100 anos estabelece o 1º recorde mundial entre centenários


O francês Robert Marchand estabeleceu nesta sexta-feira, três meses depois de seu 100º aniversário, o primeiro recorde mundial de ciclismo entre atletas centenários. Em uma pista indoor na cidade suíça de Aigle, ele pedalou por 24,251 km, durante uma hora.
- Eu poderia ter andado ainda mais rápido se quisesse. Não quero ser um campeão, apenas queria fazer algo no meu aniversário de 100 anos - disse o francês, que antes do desafio teve de pedir uma autorização a seu cardiologista.
A União Ciclística Internacional (UCI) disse que está disposta a homologar o recorde. Para isso, Marchand terá de ser submetido a um exame antidoping.
ciclismo Robert Marchand recorde 100 anos (Foto: Reuters)


Fonte: GE

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pedal da Páscoa - Cananéia – Antonina - 06-08/04/12

Descrição: 

CANANÉIA, Cidade histórica considerada área de preservação ambiental e declarada pela Unesco como reserva da Biosfera e patrimônio da Humanidade. 
Fundada em 1502, pelo Bacharel Português, homem ilustre, chamado Mestre Cosme Fernandes, que as autoridades portuguesas desterraram para o Brasil em 1501, em nome de EL REI D. MANOEL. 

Comprovam tal evento histórico de um valor incalculável, o Mapa Mundi com seus roteiros de viagens em mármore junto ao Monumento dos Descobrimentos em Lisboa, que confirmam a 2ª chegada no Brasil pelos Portugueses de 1502 – logo após o descobrimento de Porto Seguro em 1500. 

ARIRI, ficaremos hospedados na Pousada Recanto do Ariri, e jantaremos no Restaurante da Maria. 

ILHA DO CARDOSO, Chegaremos de Barco vindos de Ariri, e faremos um pedal de 12 kms pelas areias da praia. 

SUPERAGUI, Chegaremos de Barco vindos da ilha do cardoso, e faremos um percurso de mais ou menos 40 kms pelas areias da praia. 

GUARAQUEÇABA, é um município brasileiro do estado do Paraná, sua população estimada em 2004 era de 8.558 habitantes e é também um marco histórico pois está entre as primeiras ocupações existentes no Estado do Paraná por colonizadores portugueses em 1545. 
Data de Fundação: 11 de março de 1545. 

Detalhes do Percurso: 
Na sexta-feira 06/04 - Sairemos de CANENÉIA pedalando em direção ao ARIRI, serão 70 kms numa estrada onde a maior dificuldade é o calor, pois não existe subidas fortes. Após 25 kms faremos uma parada obrigatória para visitar e se refrescar na Cachoeira do RIO MANDIRA, local muito bonito. Chegando em ARIRI, ficaremos hospedados na Pousada Recanto do Ariri e jantaremos no Restaurante da Maria, Peixe grelhado e acompanhamento, muito bom por sinal. 

No sábado dia 07/04 - Sairemos de barco em direção a Ilha do Cardoso para fazermos a primeira parte do pedal de 12 kms até a barra do Ararapira, onde retomaremos o barco para Superagui. Daí em diante serão mais 40 kms pela beira do mar até o final da praia, para novamente pegarmos o barco e atravessarmos para Guaraqueçaba. Lá, ficaremos hospedados no Hotel Guarakessaba e tomaremos um gostoso café colonial no Café da Flora. 

No Domingo 08/04 – Sairemos de Guaraqueçaba em direção a Antonina passando por Tagaçaba e chegando no inicio do asfalto depois de 80 kms de terra. Daí em diante serão mais 20 kms até Antonina onde se concluirá nossa aventura, retornando á Curitiba. 
Teremos carro de apoio somente no primeiro dia de Cananéia ao Ariri e no último dia a partir dos 40 kms iniciais em Tagaçaba. Nos outros percursos, teremos que levar mochila nas costas ou alforje na bicicleta, a critério de cada um. 

Concentração e Saída: Sairemos da Praça Nossa Senhora de Salete no Centro Cívico às 06:00 hs da manhã de sexta-feira 06 de Abril de 2012. Se possível, chegar com antecedência. 


Distância Total: 220 km de pedal divididos em 3 dias. 
1° dia – 70 km. Partiremos de Cananéia até o Ariri. 
2° dia – 50 km. Partiremos de barco do Ariri, chegando na ilha do Cardoso e posteriormente seguindo para Superagui. 
3° dia – 100 km. Partiremos de Guaraqueçaba em direção a Antonina, passando por Tagaçaba e chegando ao inicio do asfalto que liga á Antonina. 


Nível de dificuldade: Médio, tendo-se como referência um indivíduo não-atleta e não-sedentário, isto é, em bom estado de saúde. 


Serviços: Inclui traslado de Curitiba à Cananéia (ida) e Antonina à Curitiba (volta) e durante o percurso para aqueles que necessitarem menos no segundo dia e nos primeiros 40 kms do terceiro dia, seguro de vida individual para todos os dias de pedal, água, frutas, barras de cereais e paçocas para todos os dias de pedal. Na sexta-feira, jantar no Restaurante da Maria e pernoite em Ariri na Pousada Recanto do Ariri com café da manhã em quartos duplos e triplos. No sábado, Café colonial no café da Flora à noite e pernoite no Hotel Guarakessaba com café da manhã em quartos duplos e triplos. 
Obs: As bebidas não estão inclusas no valor do evento. 


www.pousadarecantodoariri.blogspot.com/ 


Importante: 
- É obrigatório o uso do capacete. Para quem for alugar bicicleta estará incluso. 
- Não esqueça protetor solar e repelente! 
- Não esqueça da máquina fotográfica! 
- Lembre-se de trazer suas luvas! 
- Traga suas havaianas para descansar os pés depois do pedal! 


Investimento: R$ 650,00 por pessoa. 
As formas de pagamento e inscrição são as seguintes: na loja CANYON (Al. Dr. Carlos de Carvalho 255 Centro fone 41-3233-0027) ou com preenchimento da ficha de inscrição online e depósito em conta poupança 4176-8 Ag 1628 operação 013 Caixa Econômica Federal. Em nome de Marcos A. Garibotti Cpf: 727.169.919/87 


OBS: Os clientes que efetuarem o pagamento em conta poupança deverão enviar, por e-mail, entrando no site e preenchendo o n°. do comprovante de depósito, juntamente com o nome completo, data de nascimento, CPF e telefone para efetuarmos o seguro de vida. 


Confira o site, e outros pedais, e aventuras....
Roda Livre Bikers