domingo, 16 de dezembro de 2012

Caloi cria própria equipe de moutain bike visando Olimpíadas


Equipe tem planejamento de longo prazo
Equipe tem planejamento de longo prazo
Foto: Luciano Menezes
1 
A Caloi, fabricante brasileira de bicicletas que completou 115 anos, anunciou na última quarta-feira (12) a criação de um time próprio de mountain bike, visando preparar atletas para conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016. A empresa também irá patrocinar equipes que disputarão nas modalidades de estrada e velódromo.

O retorno da marca às competições começou em 2012, com o lançamento do selo “Compromisso Caloi com o Ciclismo Brasileiro”, paralelamente ao apoio de diversos atletas como Henrique Avancini, 23 anos, nove vezes Campeão Brasileiro.

Agora, a empresa irá gerir uma equipe própria na modalidade, chamada Caloi Elite Team. Além do próprio Avancini, o time conta com a participação de Sherman Trezza, de 23 anos, e Nicolas Sessler, 18. O grupo é jovem, mas os atletas já têm experiência em provas internacionais e prometem ir muito longe.

Segundo o planejamento da marca, o objetivo inicial é ter o melhor brasileiro no ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI) e ficar entre os 100 melhores do mundo já a partir de 2013. Até 2016, eles querem chegar entre os 30 e garantir que os atletas representem o país até os jogos Olímpicos de 2024, com um planejamento de longo prazo.

Foram destinados 25 milhões de reais para o projeto, que começa oficialmente a partir de janeiro. Segundo Ricardo Musa, presidente da Caloi, as Olimpíadas criaram uma grande oportunidade de divulgar outros esportes, além do futebol e outras modalidades coletivas. “Queremos dar uma contribuição efetiva para mudar o ciclismo no país e ter mais jovens no esporte conquistando medalhas olímpicas”, afirmou.

Avancini contou que “o foco de toda a equipe é o cross country, mas algumas provas de maratona contam pontos para o ranking internacional, por isso também vamos competir nessa modalidade”.

Questionado sobre os principais adversários para 2016, o atleta disse que Marco Aurélio Fontana, italiano que levou o bronze em Pequim, deve ser dos mais fortes oponentes. “Ele inclusive é um modelo para nossa gestão, pois saiu de um nível parecido com o nosso e chegou a conquistar uma medalha olímpica”, completou Avancini.

Para Nicolas, o mais jovem do trio, a empreitada promete ser muito promissora, agora que trabalha junto com os colegas de competição. “Terei a oportunidade de aprender muito porque os dois são atletas com grande experiência internacional. Posso absorver muito dessa vivência pensando na minha evolução como atleta e pessoal”, afirmou.

Equipamento. A equipe da Caloi utilizará em seus treinos e competições a nova bike Elite Carbon, modelo em carbono com rodas de aro 29” lançado há poucos meses.
O modelo tem suspensão Rock Shox SID de 100 milímetros, freios e câmbios Sram X-O, 20 velocidades, pedais e guidão da Crank Brothers e selim Fizik.

Questionado sobre a demora em relação ao mercado internacional para ter um modelo de carbono, Eduardo Rocha, diretor de produto e marca contou que “o principal desafio foi trazer para o mercado uma bike top com preço acessível e que fosse rentável. Para fazer esse quadro, buscamos um parceiro fora do Brasil que tivesse uma tecnologia de ponta, mas que pudéssemos fazer o desenvolvimento da geometria”. 

Quer conhecer esta bike ou outros modelos?? Converse com o Renan ou com o Herbert na Dias Bike de Cascavel ou no fone 45 3037-3366

Fonte: Webventure

Nenhum comentário: