quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Zanardi é Ouro

Na estreia em Jogos Paralímpicos, ex-F1 é ouro no ciclismo


Italian job: Zanardi celebrates winning Paralympic gold at Brands Hatch

Alex Zanardi ainda participará de outras duas provas nesta Paralimpíada

Ex-piloto da Fórmula 1 e da Fórmula Indy, Alex Zanardi estreou na manhã desta quarta-feira nos Jogos Paralímpicos de Londres. E sua primeira participação não poderia ter sido melhor, já que o paratleta conquistou a medalha de ouro no ciclismo - categoria H4 contra o relógio (para atletas paraplégicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mãos). 
O italiano completou o percurso em 24min50s22 e garantiu o lugar mais alto no pódio. O alemão Norbert Mosandl ficou no segundo lugar, com o tempo de 25min17s40, e o americano Oscar Sanchez foi medalhista de bronze com a marca de 25min35s26.
Alessandro Zanardi, 45 anos, perdeu as duas pernas em um acidente sofrido em 2001, quando competia em Lausitz, na Alemanha, em corrida válida pela Fórmula Indy. Antes disso, ele havia passado cinco anos na Fórmula 1, quando passou por pelas equipes Jordan, Minardi, Lotus e Williams.
A chegada na Fórmula Indy aconteceu em 1996, e nos dois anos seguintes o piloto conquistou o bicampeonato da categoria. Porém, o sucesso foi abreviado pelo grave acidente.
Zanardi então disputou o campeonato Mundial de Carros de Turismo e também começou a se exercitar na handbike, competição pela qual chegou a Paralimpíada de 2012 e, logo na primeira competição, conquistou o ouro.
Agora, o italiano se prepara para mais duas disputas nestes Jogos, que são a corrida de estrada na categoria H4 e o revezamento misto, que acontecem na sexta-feira e no sábado, respectivamente.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: