domingo, 2 de setembro de 2012

Tour do Rio - 5ª Etapa


INÉDITO: Brasil vence individual e em equipes

Img
Não deu para ninguém. Vencedor das últimas duas etapas, Kleber Ramos (Real Cycling Team) manteve a tática que o fez dono da camisa amarela no trecho Rio das Ostras-Rio de Janeiro, terminou a etapa em 7º e se sagrou o primeiro brasileiro a vencer o Tour do Rio. O sprintista se manteve quase todo o tempo atrás do pelotão, junto com os companheiros de equipe, ignorando as fugas. Ditando o ritmo da prova, eles compactaram o pelotão já na Ponte Rio-Niterói e desceram, com Kleber à frente, no sprint final na Quinta da Boa Vista, para serem recebidos com festa por milhares de pessoas. Roberto Pinheiro, da Funvic/Pindamonhangaba, foi o vencedor do trecho, seguido de Edgardo Simon (Real) e Ricardo Ortis (São Francisco), num pódio também inédito com três brasileiros. Foi a melhor participação brasileira na história da competição.
A cada pedalada rumo ao Rio de Janeiro, entre centenas de corredores, o atleta sentia o título mais próximo. Com a vantagem imposta pelo retrospecto, ele contou com os gregários para manter o ritmo do início ao fim. José Eriberto Rodrigues e até mesmo o montanhista Alex Diniz, dono final da camisa de bolinhas vermelhas, voltaram da cabeça do pelotão para pegar bebidas no carro e abastecer o futuro campeão. A equipe, aliás, se consagrou a grande vencedora da competição, levando também a o título por equipes e a camisa verde, que ficou com Edgardo Simon.
Quase como uma cópia do trecho Teresópolis-Rio das Ostras, a liderança começou em outras mãos que não as dele. A exemplo do que fez na etapa anterior, Murilo Affonso (Clube DataRO) atacou e conseguiu manter a liderança na primeira metade da prova. Só que desta vez sem enfrentar montanhas e com a companhia de Cristian Rosa (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto), Ramon Juarez Garrido (KTM-Murcia) e Renato Ruiz (Velo/Seme Rio Claro). Sem subidas para temer os colombianos, o grupo da fuga tinha como principal preocupação a liderança do pelotão nas mãos da Real Cycling Team, que aguardava o momento certo para atacar.
A diferença que chegou a alcançar três minutos se reduziu a um pouco à frente de Rio Bonito. Próximo à chegada na Ponte Rio-Niterói, Renato Santos (DataRO), Joseph Rosskopf (Team Type 1) e Renan Maia (GRCE Memorial/Prefeitura Santos) substituiram o trio na liderança. Faltavam pouco mais de 30km do fim. Ninguém, no entanto, conseguiu impor uma diferença significativa.
A cada pedalada rumo ao Rio de Janeiro, com Kleber Ramos no meio do pelotão, o atleta da Real Cycling Team se aproximava do título. Quando a última fuga na Ponte foi neutralizada não restavam mais dúvidas. Para fazer história, o atleta da equipe de Sorocaba cruzou o pórtico de chegada e se sagrou o campeão.

Confira o resultado dessa etapa e a classificação geral:

Fonte: Tour

Nenhum comentário: