sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Brasil Ride 2012 - 6º etapa - 119 km 1502 m


A união Brasil-Japão dominou a sexta etapa da ultramaratona de mountain bike Brasil Ride nesta sexta-feira (28). Daniel Carneiro e Kohei Yamamoto forçaram as pernas e completaram o percurso de 119km em 4h05m52s, em Mucugê. Os portugueses Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira, líderes da competição, administraram a vantagem conquistada nas etapas anteriores e chegaram na sexta colocação.

"Hoje foi só ataque, ataque, ataque. Ganhamos. Amanhã (sábado) também será assim, mais ataque e, quem sabe, mais uma vitória", afirmou Yamamoto, que é tricampeão asiático e participou dos Jogos Olímpicos de Londres este ano.

Carneiro, que conheceu o companheiro japonês um dia antes do início da disputa, lamentou o "azar" nas provas anteriores. "Foi um dia especial, a gente não teve nenhum problema. Na segunda etapa a gente furou o pneu, no cross country (3ª etapa) eu não estava bem e o Yamamoto andou pra caramba. Depois, no outro dia, a gente furou pneu. Acho que a gente teve foi bastante azar, fisicamente a gente está bem preparado, mas é uma prova que depende também de muita sorte, não ter nenhum problema mecânico".

Apesar do pouco tempo e da dificuldade de comunicação, a dupla nipônico-brasileira tem mostrado evolução e afinidade a cada prova. "Temos cada vez mais sincronia, ele é muito bom", elogiou Yamamoto. O mineiro Daniel concorda. "Acho que a gente está cada vez mais entrosado, isso ajuda bastante durante a competição".
 
Parceria verde amarela - A disputa da segunda colocação, assim como na quinta-feira, também teve sprint final, mas com uma parceria brasileira. Josemberg "Montoya" Pinho e Gilberto Gois pararam antes da linha de chegada para Uirá Ribeiro e Gustavo Santos chegarem na frente, cerca de sete minutos depois de Kohei Yamamoto e Daniel Carneiro.

"Ontem (quinta) eles ajudaram a gente e a gente falou que ia deixar eles fazeren o segundo lugar, mas aí não deu porque os gringos atacaram e tivemos que atacar também no final. Então hoje essa vitória aí a gente estava devendo a eles e, graças a Deus, deu tudo certo", explicou Montoya.

Na quinta etapa, Uirá e Gustavo puxaram um pelotão contra o vento e acabaram ficando para trás na parte final com a encostada dos estrangeiros, gerando a indignação de Uirá, que já se mostra mais tranquilo. "Deixamos as duas duplas estrangeiras para trás, chegaria eles (Montoya e Goia) na frente e a gente atrás, eu e o Gustavo. Só que eles fizeram a grande gentileza de retribuir, frear em cima da linha, deixar a gente passar na frente. Isso só vem a reforçar que a gente só tem a ganhar quando a gente une as forças".

Líderes - Os tchecos Martin Horak e Tomas Vokrouhlik ficaram com a quarta colocação, enquanto os holandeses Bart Brentjens, campeão olímpico, e Hans Becking chegaram em quinto. Fora do pódio pela primeira vez em uma etapa da Brasil Ride, os portugueses Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira completaram o percurso em 4h13m38s.

"Hoje a gente só tentou economizar o máximo. Hoje foi desfrutar aí do Brasil Ride, administrar o máximo nossas forças. Não quisemos entrar na briga pela corrida. Se quiséssemos, tenho a certeza que poderíamos estar em lugar melhor, mas temos que saber recuperar. Próxima semana temos o mundial e, agora que temos uma vantagem confortável como essa, basta administrar e não correr riscos. Foi o que fizemos, era o nosso objetivo. Estamos felizes por termos conseguido", explicou Luís Pinto.

Outras categorias -
Na categoria Master, Abraão Azevedo e Paulo Borges venceram mais uma e estão ainda mais perto do título. Na Grand Master, deu Marco Corrado e Marco Melo. Na mista, domínio do brasileiro Mateus Ferraz com a alemã Ivonne Kraft. Entre as mulheres, Adriana Nascimento e Daniela Genovesi seguem absolutas na ponta. A última etapa da Brasil Ride 2012 acontece neste sábado (29) e terá 57,91km, com percurso em Mucugê.



Fonte: iBahia

Nenhum comentário: