terça-feira, 7 de agosto de 2012

País do ciclismo: Grã-Bretanha domina medalhas sobre duas rodas e contagia o público

Inventores do futebol? Fanáticos pelo esporte mais popular do planeta? Na Olimpíada-2012, a Grã-Bretanha tem mostrado mesmo é que é o país do ciclismo, dominando a modalidade. O esporte sobre duas rodas é o principal responsável por colocar os donos da casa até o momento na terceira colocação geral dos Jogos. Até agora, são nove medalhas conquistadas pelos atletas de bicicleta do país, sendo seis de ouro, uma de prata e duas de bronze (o remo também levou nove medalhas, mas foram quatro de ouro. Na sequência aparecem atletismo e ginástica, com quatro medalhas cada). Os britânicos lideram com folga o quadro geral do ciclismo, seguidos por Alemanha (quatro medalhas) e Estados Unidos (duas). O ótimo desempenho tem contagiado o público local, que demonstra um apoio maciço, seja torcendo no Velódromo ou nos parques de Londres.
Reuters
Victoria Pendleton já ganhou uma medalha de ouro em Londres-2012 e pode levar a segunda nesta terça
Victoria Pendleton já ganhou uma medalha de ouro em Londres-2012 e pode levar a segunda nesta terça
Tiago Leme/ESPN
Velódromo construído para a Olimpíada-2012
Velódromo construído para a Olimpíada-2012
Nesta terça-feira, os britânicos ainda têm boas chances de conquistar a décima medalha nesta Olimpíada, com Victoria Pendleton, que disputa a final da prova de sprint individual feminino. Ela já faturou o ouro na categoria keirin. Laura Trott, na omnium, é outra que pode aumentar esse número. Jason Kenny ainda ficou na primeiro colocação do sprint masculino nesta segunda-feira, repetindo o lugar mais alto do pódio que já tinha conseguido na disputa por equipes. Nas provas de pista, que acontecem no Velódromo dentro do Parque Olímpico, as outras duas medalhas de ouro da Grã-Bretanha saíram nas perseguições feminina e masculina.

No ciclismo de estrada, Bradley Wiggins também já fez história em Londres. Depois de se tornar o primeiro britânico a ganhar o Tour de France, este ano, ele se tornou o atleta do país com mais medalhas olímpicas, aos conquistar o ouro na prova contrarrelógio, chegando a sete pódios na carreira.

Reuters
Bradley Wiggins levou ouro no ciclismo de estrada
Bradley Wiggins levou ouro no ciclismo de estrada
Além da empolgação dos torcedores britânicos dentro do moderno e novíssimo Velódromo, com capacidade para 6 mil pessoas, quem não tem a oportunidade de estar no local de competição tem feito a festa pela cidade. Os telões instalados em parques de Londres ficam lotados durante a transmissão do ciclismo, que ganha a preferência dos donos da casa mesmo em comparação com modalidades mais tradicionais. No Hyde Park, por exemplo, pelo menos um dos cinco telões está sempre ligado nas provas de ciclismo, sempre atraindo um grande número de pessoas, e algumas vezes deixando de transmitir jogos de futebol, basquete e vôlei, por exemplo.

Apesar de o ciclismo ter história na Grã-Bretanha, o primeiro ouro do país em Olimpíadas aconteceu em Barcelona-1992, com Chris Boardman, na perseguição individual. Em Sidney-2000 e Atenas-2004 os britânicos levaram quatro medalhas, mas o desempenho mais notável foi em Pequim-2008, com nove pódios. Agora em Londres-2012, além das provas de pista nesta terça, a Grã-Bretanha pode ampliar o sucesso sobre duas rodas com as disputas de BMX e de mountain bike nos próximos dias.

Além do incentivo para a população usar a bicicleta na vida cotidiana nas ruas de Londres e de outras cidades do pais, existe grande apoio à modalidade na Grã-Bretanha. A Federação de Ciclismo Britânica possui diferentes tipos de programas na preparação dos atletas de diferentes categorias, desde crianças, passando por um nível de profissionais regionais até ciclistas olímpicos, com diversos campeonatos espalhados pelo país.
Tiago Leme/ESPN
Torcedores britânicos lotaram telão no Hyde Park para assistir às provas de ciclismo em Londres
Torcedores britânicos lotaram telão no Hyde Park para assistir às provas de ciclismo em Londres


Fonte: ESPN

Nenhum comentário: