quarta-feira, 6 de junho de 2012

Circuito das Araucárias - SC

O Cicruito é quase todo realizado em estradas de terra, pois a intenção é que os cicloturistas não precisem correr risco de vida disputando espaços com carros no asfalto. Porém, em alguns trechos é inevitável o percurso em asfalto, principalmente no centro das 4 cidades. Mas estes percursos em asfalto são pequenos, e estão todos sinalizados. Verificando as fotos e a região, ele é bem parecido com o Vale Europeu, e é um lugar que vale a pena percorrer.. 2 dias será????




São Bento do Sul é a base para o circuito das Araucárias e o município que tem mais estradas incluidas no circito. Corupá, Rio negrinho e Campo Alegre são as outras cidades que integram a rota.
 O grande atrativo turístico da região é a Rota das Cachoeiras. Uma sequência de 14 quedas alinhadas ao longo de um rio. Para visitá-las é há um caminho com várias escadarias. De bike é impossível, mas basta deixar a magrela na porta do parque e aproveitar a caminhada. Fora as cachoeiras, a colonização, as pequenas fazendas e o visual completam os atrativos desse circuito.
Ele foi dividido em 8 trechos, mas com distâncias nem sempre homogênias. Algumas tem 15 km, outras 60 km. A divisão levou em conta lugares para estadia. Sendo assim, é possível fazer o circuito em menos dias. Uma olhada superficial pelas planilhas apresentadas, daria pra dizer que 6 dias seria o ideal. No entando, é preciso lembrar que a região tem umas serrinhas que pode cansar.
Assim que tivermos a chance de percorrer a rota, postamos uma reportagem completa sobre o que dá pra fazer de verdade e o que vale a pena. Por enquanto, temos apenas o site com as planilhas para os primeiros desbravadores. 
São 248 km em todo a extensão do circuito, passando por algumas serras, como a da Dona Francisca. Este roteiro é repleto de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais. A paisagem é bem variada, alternando entre altos de serras e planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias. A Natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras.

Nenhum comentário: