segunda-feira, 23 de abril de 2012

Se China tivesse tantos carros como EUA esgotava petróleo

Se os chineses tivessem tantos carros como os norte-americanos o consumo de petróleo na China excederia largamente toda a produção mundial. É que indica um estudo divulgado este sábado no «China Daily».

Se é verdade que a China entrou em 2009 para o lugar cimeiro de mercado automóvel do mundo, também é verdade que o número de veículos, relativamente à população, é cerca de 14 vezes inferior ao dos EUA.

Pelas contas do jornal, que são citadas pela Lusa, há dois anos havia na China 58 veículos por mil habitantes, contra 840 nos EUA, 590 no Japão e 547 na Alemanha.

Na mesma altura, a procura de petróleo por parte da China rondava os 6 milhões de barris por dia.

Se a percentagem de veículos fosse igual à dos Estados Unidos, a procura chinesa nesse domínio chegaria aos 86,8 milhões de barris por dia, mais 12,8 milhões de barris do que a produção mundial em 2010.

E note-se quem, há apenas vinte anos, a bicicleta era o único meio de transporte privado acessível à esmagadora maioria das famílias chinesas.

Só em Pequim, a capital do «Reino das Bicicletas», havia cerca de 7,5 milhões - mais de uma por cada família.

Para além de ser a segunda maior economia do mundo, precisamente a seguir aos Estados Unidos, a China é também o país mais populoso, com cerca de 1.340 milhões de habitantes.

Fonte: Agencia Financeira, de Portugal

Nenhum comentário: