quinta-feira, 26 de abril de 2012

Miramundos - Unesco e Primeiro dia da expedição

Expedição começa e Estrada Real pode virar rota cultural da Unesco
PRAÇA TIRADENTES - Começou a expedição. Foto: Daniel Ramalho/Miramundos
 
Estamos dando início neste momento à “Expedição Miramundos: Estrada Real 2012”. Saímos agora da Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, com destino à Paraty nesta nova empreitada de bicicleta que deverá durar cerca de duas semanas. O destino de hoje é a cidade de Catas Altas, onde passaremos a noite no místico e isolado Santuário do Caraça. Às 18h, temos um encontro marcado com a comunidade local no centro de Catas Altas para fazermos a primeira de uma série de quatro palestras para moradores, estudantes, empresários e autoridades locais.
Na manhã desta segunda-feira, tivemos um encontro com as equipes do Instituto Estrada Real em Belo Horizonte, onde tivemos a oportunidade de entrevistar Eberhard Aishinger, um dos co-fundadores, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), do projeto denominado “Estrada Real”. Ele nos revelou que passou o último ano trabalhando com sua equipe na FIEMG em um dossiê que foi enviado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (IPHAN) para que a Estrada Real seja reconhecida pela UNESCO como rota cultural, mesmo titulo concedido ao Caminho de Santiago, na Espanha. “Temos potencial de conquistar este reconhecimento da história na nossa colonização e da nossa cultura”, declarou Aishinger, que estima que em 2015 o resultado final saia.
Esta informação foi muito bem recebida pela equipe, se está motivada e interessada em desbravar ao máximo todas as riquezas culturais e históricas deste trajeto compartilhá-las com vocês por aqui.
Como no Santuário do Caraça dificilmente teremos acesso à internet, publicaremos um novo post assim que tivermos conexão novamente.
Fiquem ligados e acompanhem!

Largada suada no primeiro dia de expedição
NA ESTRADA - Depois de um começo em meio aos carros e trânsito, finalmente chegamos as tranquilas estradas de terra. Foto: Daniel Ramalho / Miramundos
 
O primeiro dia da expedição teve todos os ingredientes dignos de uma estreia: nervosismo, surpresas, encontros e muita ralação. Levamos um certo tempo para ajustar toda a nossa saída de Ouro Preto, organizar o carro de apoio e todos os equipamentos e preparar as bicicletas. Partimos da Praça Tiradentes em direção à Mariana para seguirmos então ao nosso destino final do dia, a cidade de Catas Atas.

Clique aqui e veja como foi a continuação do primeiro dia.


Nenhum comentário: