segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Rubens Donizete é campeão na Costa Rica e aumenta chance brasileira de vaga olímpica no MTB


No primeiro torneio do projeto olímpico, Brasil também emplacou Edivando de Souza em quarto lugar e Henrique Avancini em décimo primeiro
Vitória emocionante do brasileiro Rubens Donizete
Crédito: Aldía/Divulgação
Rubens Donizete conquistou neste domingo (26) o título da Fecha Copa Nacional, realizada em Paraíso, na Costa Rica. O título é o primeiro fruto do projeto olímpico da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) para o Mountain Bike (MTB), que prioriza a classificação para Londres/2012 e leva apenas os atletas que têm chance de conseguir a vaga olímpica para um total de oito eventos internacionais que contam pontos no ranking.
Rubinho completou o circuito de seis voltas (24km) com o tempo de 1h48min41s. A seleção brasileira de Mountain Bike contou ainda com Edivando de Souza Cruz em quarto lugar e Henrique Avancini em 10º. A prova foi válida pela “classe 1” da UCI (União Ciclística Internacional) e rendeu 93 pontos para o Brasil na disputa pela vaga olímpica.  
“Conseguimos alcançar nosso objetivo de conquistar pontos com os três atletas. Marcamos 93 dos 130 pontos disponíveis na competição. A prova de hoje foi muito dura, choveu a noite toda e a pista ficou muito perigosa. Rubinho venceu a prova de uma maneira muito consciente, surpreendendo todos os adversários. Edivando e Henrique também realizaram uma ótima prova”, comenta Ruy Avancini, técnico da seleção brasileira de MTB.
O campeão Rubinho elogiou a iniciativa do projeto olímpico da CBC: “Essa iniciativa é muito importante. Sem o projeto, o Brasil não conseguiria brigar pela vaga. Estamos representando o Brasil com toda a nossa determinação. Agora vamos continuar focados nas próximas competições e tentar continuar conquistando boas colocações”, afirma o campeão da Fecha Copa Nacional
A competição foi marcada pela pista encharcada, com muita lama e clima bastante frio. Apesar das dificuldades, Rubens Donizete liderou a prova praticamente de ponta a ponta. Só perdeu a liderança provisoriamente na quinta volta, para o costa-riquenho Paolo Montoya. “Estou muito contente com a vitória. Não esperava vencer, devido ao alto nível dos outros atletas, mas as condições da prova me favoreceram”, revela o piloto.
Henrique Avancini sofreu um acidente no decorrer do percurso e acabou empurrando sua bike até a linha de chegada, com fortes dores no peito e cortes no rosto.
Projeto Olímpico
Para priorizar a classificação brasileira para os Jogos de Londres/2012 no Mountain Bike (MTB), a CBC, por meio do seu departamento de alto rendimento e da comissão técnica do MTB, decidiu concentrar os esforços nos cliclistas com reais condições de conquistar uma vaga olímpica. Assim, foram escolhidos os três atletas brasileiros com a melhor classificação no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) – Rubens Donizete Valeriano, Henrique Avancini e Edivando Souza Cruz – para participar de oito competições que pontuam para as Olimpíadas.
Confira o calendário da Seleção Brasileira de MTB para o mês de Março:
11/03 - Taça Brasil / Curitiba / Classe 2
18/03 - Medalla Light Challenge / Porto Rico / Classe 1
25/03 - Copa Internacional / Araxá / Classe 1
Mais imagens:
Crédito: FECOCI/Divulgação

Crédito: CR Ciclismo/Divulgação







 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO
Publicada: 27/02/2012às 14:25:57

Nenhum comentário: