segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Por doping, Contador perde título da Volta da França e fica fora de Londres

Um dos principais ciclistas da atualidade, Alberto Contador teve enfim conhecido o seu futuro após se envolver em um polêmico caso de doping. Nesta segunda-feira, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou uma suspensão de dois anos com efeito retroativo para o espanhol, que por isso perdeu o título da Volta da França de 2010.

Um exame antidoping feito por Contador durante a Volta da França em julho de 2010 detectou a presença de 50 picogramas de clembuterol em seu organismo. A substância é utilizada para maximizar os efeitos de uma dieta para perda de percentual de gordura.

A defesa do espanhol argumentou que o clembuterol se explicava pelo consumo de carne contaminada. A discussão em torno do doping foi muito grande até que nesta segunda, 18 meses depois do exame, o CAS deu o veredicto, tirando do ciclista o título da tradicional prova de 2010 e também do Giro da Itália de 2011.

Como a suspensão é válida a partir do momento em que Contador testou positivo, ele poderá voltar a competir em 5 de agosto deste ano. Ainda assim, ficará de fora dos Jogos Olímpicos, que acontecem entre 27 de Julho e 12 de Agosto de 2012. A prova de contrarrelógio de estrada em Londres era colocada como uma das prioridades do atleta nesta temporada.

Contador, 29 anos, tem um dos melhores currículos do ciclismo mundial. Ele venceu a Volta da França, o principal evento da modalidade, em 2007, 2009 e 2010 - a última conquista, agora, foi herdada por Andy Schleck, de Luxemburgo. O espanhol colecionava ainda os troféus do Giro da Itália de 2008 e 2011 - este último ficou para o italiano Michele Scarponi.

Contador participou da Olimpíada de 2008. O astro saiu sem medalhas da China: ele não completou a prova de estrada e ficou na quarta colocação no contrarrelógio.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: