domingo, 8 de janeiro de 2012

Francisco Chamorro vence a Copa América de Ciclismo

Depois de ganhar a Copa da República de ciclismo, Francisco Chamorro voltou a brilhar em solo brasileiro. Em disputa emocionante no Aterro do Flamengo, no Rio, o argentino, recém-chegado à equipe de Sorocaba após deixar a equipe de São José dos Campos, arrancou nos metros finais da prova, deixou os adversários para trás e conquistou o seu segundo título da Copa América de Ciclismo. Roberto Pinheiro da Silva e Nilceu Aparecido Santos, ambos do time de Pindamonhangaba, terminaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. A 12ª edição da tradicional prova marcou o início da temporada do ciclismo brasileiro. 

- Estou muito feliz. Funcionou a estratégia de chegar para o sprint final, com a fuga no momento certo. A equipe trabalhou muito bem durante a prova toda e essa vitória vai para a nossa cidade - disse Chamorro, que também venceu a Copa América em 2009. 

Os 138 ciclistas que participaram da prova impuseram um ritmo forte desde a largada do percurso de 12,2 km, superarando em mais de um segundo a expectativa de tempo nas primeiras voltas. O atual campeão Breno Sidoti, da equipe de Pindamonhangaba, liderou boa parte da primeira metade da prova, mas foi vigiado de perto pelos ciclistas de Três Rios (RJ), Santos, Sorocaba e pela equipe do Paraguai, que se revezaram na dianteira. 

Credito: Ana Paula Fontes
Chamorro (de preto, amarelo e branco) sobe ao lugar mais alto do pódio

Mas, a partir da sétima volta, Otávio Bulgarelli, de Pindamonhangaba, e Robson Dias, de São José dos Campos, se destacaram do pelotão e travaram bela disputa debaixo de chuva, tentando embalar os sprintistas. No início da volta final, Cabrero Gonzalez, do time uruguaio, arrancou para uma fuga, tentou disparar, mas foi alcançado pelos ciclistas de Sorocaba. 

Sabendo da eficácia do sprint do argentino Francisco Chamorro, especialista em chegadas, os sorocabanos preservaram o companheiro da resistência do vento para a parte final da prova. Só que, na metada da última volta, os líderes diminuiram a intensidade das pedaladas e a equipe de Pindamonhangaba, com Nilceu Aparecido Santos e Roberto Pinheiro da Silva, tomaram a ponta. 

Credito: Marcio Kato/MBraga Comunicação
Valquíria Pardial comemora a sua vitória
Foi então que a a estrela de Chamorro brilhou. Faltando menos de quinhentos metros para a chegada, o argentino disparou e surpreendeu a todos. Antes mesmo de cruzar a linha de chegada, ele ergueu os braços para o céu e completou na frente depois de nove voltas. 

Valquíria Pardial vence a prova feminina 

Na prova feminina, Valquíria Pardial, de Pindamonhangaba, venceu com o tempo de 55m13s. Márcias Fernandes, da equipe de São José dos Campos, completou as três voltas na segunda posição. Luciene Ferreira da Silva, também de São José dos Campos, terminou em terceiro. 

Confira os campeões de todas as edições: 

2012 - Francisco Chamorro (ARG) / Valquíria Pardial (BRA) 
2011 - Breno Sidoti (BRA) / Janildes Fernandes (BRA) 
2010 - Geraldo Souza (BRA) / Luciene Ferreira (BRA) 
2009 - Francisco Chamorro (ARG) / Janildes Fernandes (BRA) 
2008 - Nilceu Santos (BRA) /Uênia Fernandes (BRA) 
2007 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA) 
2006 - Nilceu Santos (BRA) /Clemilda Fernandes (BRA) 
2005 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA) 
2004 - Alem Rayes (URU) / Uênia Fernandes (BRA) 
2003 - Renato Rohsler (BRA) / Janildes Fernandes (BRA) 
2002 - John Lieswyn (EUA) 
2001 - André Grizante (BRA) 


Nenhum comentário: