quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ex-piloto da F1 que perdeu as pernas mira ouro em Londres


O ex-piloto da Fórmula 1 Alessandro Zanardi é um exemplo de volta por cima. O automobilista italiano sofreu, em 2001, um acidente em uma prova da Champ Car que o fez perder as duas pernas. Entretanto, o piloto conseguiu superar as adversidades e, agora, é um dos favoritos para as Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, na prova do ciclismo com as mãos.
Na batida de 2001, Zanardi perdeu o controle na saída dos boxes e atravessou a grama, chocando-se com o carro de Alex Tagliani, que estava a mais de 320 km/h. O impacto fez o carro do italiano se partir em dois. Alessandro apagou quase instantaneamente e só acordou apenas uma semana depois, no hospital, com sua mulher chamando seu nome e sem duas pernas. Antes de amputar as pernas, quase morreu: os médicos disseram que o coração do italiano parou sete vezes durante os procedimentos.
Atualmente com 45 anos, o ex-piloto da Fórmula 1, competição na qual passou pelas equipes Jordan, Minardi, Lotus e Williams, se prepara para competir com atletas que tem a metade da sua idade na Paraolimpíada de 2012. Zanardi está classificado para as provas dos 20 km contra o relógio e para o ciclismo de estrada.
O plano do italiano não é só competir, mas ganhar. E a história de superação dele é o suficiente para colocá-lo entre os favoritos: após passar por uma depressão, voltou a disputar provas automobilísticas usando próteses feitar por ele próprio e ganhou quatro Campeonatos Alemães de turismo de carro.
No ciclismo de mãos, os números do italiano são impressionantes, apesar de ele só ter entrado para o esporte em 2007. Alessandro Zanardi é considerado o melhor de sua modalidade, inclusive fechou a temporada vencendo a Maratona de Nova York, no mês de outubro de 2011. A diferença de idade em relação aos outros competidores não é um limite para ele.
"Tem um holandês que terá 21 anos quando chegar em Londres. Ele é muito forte, mas o que você pode fazer? Eu estou velho, mas não me desencorajo por isso. Além disso, a coisa mais excitante é tentar levar a medalha de ouro, para sair todo dia e treinar com o ouro na mente", afirmou ao jornal britânico Telegraph, aproveitando para dizer que o que lhe move é a possibilidade de conseguir disputar pelo topo.
"Se eu chegar em Londres e ver que os outros atletas são simplesmente mais talentosos que eu e eu terminar em quinto ou sexto, não iria significar que eu estou perdendo meu tempo. Porque acreditar que é possível e fazer isso é a parte divertida", contou.
Longe há mais de 10 anos da Fórmula 1, ele diz que ainda continua assistindo a todas as provas da competição e que o inglês Lewis Hamilton é o piloto mais talentoso que já viu. Com uma carreira marcada pela superação, o próprio ex-piloto sabe que não importa o resultado em Londres: já é um vencedor.
Confira estes dois vídeos..
Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário: