sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Preguiça de pedalar? Pratique Pump Track então.

Navegando como sempre na web, vi no blog do Iron 2.012 um post bem interessante.... veja e confira.....



A palavra bombar a bike não é, e não pode ser estranha para quem esta preocupado em evoluir na " arte" de pilotar a bike com fluidez!

Buscando o aprimoramento em nossa pilotagem, existe um tipo de pista que nos ajuda muito na busca desta técnica, ela é chamado de " Pump Track", ou pista de bombada, em uma tradução literal!

O Pump Track nada mais é que um circuito que pode ter a forma que você quiser desde que seja emendado e continuo, plano ou com muito pouco declive e aclive.

A técnica de pilotagem é simples porem exige eficiência na aplicação dela, onde se anda bombando a bike para cima e para baixo, fazendo pressão e tirando a pressão, tudo isso sem pedalar!

Geramos velocidade, colocando pressão antes de entrar nas rampas, tirando pressão no topo delas e fazendo pressão novamente na parte descendente das rampas, a técnica é simples e eficiente.

Outra técnica fundamental para o sucesso nestas pistas são as curvas, pois nelas potencializamos ainda mais nossa velocidade: entramos em posição de ataque, quando a força G da curva pressiona nossas pernas para baixo, flexionamos um pouco os braços e as pernas pressionamos o guidão e os pedais ainda mais, empurrando o corpo um pouco para traz, isso nos faz gerar mais pressão e consequentemente mais velocidade ao sair da curva. Quanto mais pressão se coloca, mais rápido vamos, e mais velocidade desenvolve-mos para ultrapassar os obstáculos a frente.

Este tipo de pista é muito usada por pilotos de BMX, MTB 4X, Dual, DH e outras modalidades de duas rodas, como treinamento para desenvolver o momento de pilotagem e velocidade, alem de ser muito bom também para o preparo físico. Este tipo de pista pode ser usada por bikers de qualquer nível , alem de ser muito divertido pegar o jeito da bombada para adquirir velocidade e superar os obstáculos sem precisar pedalar. Diferente dos " Locais de Dirt" você não precisa ser um expert e nem um piloto atirado ( tipo vai que dá) em pulos, para andar nas pista de Pump Track, pelo ao contrario. Muitos treinos e dedicação, dando tempo para seu desenvolvimento consciente são os objetivos.

Um treino legal de se fazer com duas pessoas é o de perseguição: cada um sai de um ponto oposto da pista com o objetivo de chegar no outro biker .
Basicamente na pilotagem tanto nos pulos como nas curvas existem dois movimentos ou momentos, ( Momentun em Latin), ou você está fazendo pressão ou está tirando a pressão da bike, a grosso modo tudo se resume a isto! O resto é brincar de passageiro das duas rodas!

Fonte : ESPN - Luciano KDRA

Nenhum comentário: